Exposição dos trabalhos da ArtecomCiência

Oficina ministrada pelas professoras Massumi e Vânia une o rigor da ciência e a abstração da arte em suas aulas.

slide_artecomciencia_00

A exposição da oficina ArtecomCiência – Um Olhar Pesquisador, reúne os trabalhos das alunas e alunos dos primeiros e segundos anos, da manhã e tarde, que formam o conjunto de registros do que foi desenvolvidos pelas crianças em 2016.

A ArtecomCiência tem como objetivo de usar as múltiplas linguagens na promoção de conhecimentos, a professora Massumi explica que a “alfabetização científica” se faz a partir de experimentos científicos que são registrados por meio da linguagem das artes.

Os trabalhos expostos são o resultado do que foi desenvolvido nesse segundo semestre.

Com o mote Seres Vivos, tão importantes para a vida na Terra, o 1º ano registrou o conhecimento adquirido sobre os Microrganismos. Nesse percurso, explica Massumi, puderam se aproximar de sua importância para nossa vida, para a alimentação e para a compreensão de higiene. “O painel coletivo é uma metáfora dos meios de cultura, observados e estudados durante o semestre”, completa.

As crianças do primeiros ano registraram suas observações e conhecimentos adquiridos primeiro em desenhos sobre o papel e depois bordando o que eles viram pelo microscópio.

O 2º ano se aprofundou no conhecimento dos Vertebrados, fechando o ciclo dos Seres Vivos, reconhecendo nas estruturas ósseas, semelhanças e diferenças com nosso próprio esqueleto.

As gravuras dos esqueletos de peixes foram produzidas a partir de serigrafias feitas em bandejas de isopor.

Depois de observar e registrar muita diversidade, os alunos foram desafiados a construírem um esqueleto humano articulado, que revela as necessárias e fundamentais junções presentes em nossos corpos. “Finalmente, o autorretrato fecha o ciclo, ao reconhecermos toda a diversidade, nossas particularidades e características”, explica a professora.

Veja uma Galeria de Imagens da Exposição “ArtecomCiência – Um Olhar pesquisador”.

No primeiro semestre a turma do 1º ano trabalhou as plantas e além dos registros em desenho, eles fizeram as plantas e flores em papel machê. A turma do segundo ano inciou o estudo pelo insetos, que também foram registrados na mesma técnica. Veja as imagens abaixo.

Plantas do primeiro ano.
Plantas do primeiro ano.
Insetos do segundo ano.
Insetos do segundo ano.