Mandalas de outono

Em uma atividade em grupo, estudantes constroem mandalas com elementos da natureza.

slide_mandalas_640_x_360_01

A professora Juliana do Ciclo Intermediário estava, em uma tarde neste mês em uma atividade com um grupo de estudantes de sua tutoria e das tutorias da Bernadete, Rodrigo e Rafael, quando inspirada pela estação, no momento em que a luz do sol brilhava mas o vento gelado já começava a esfriar o clima, após uma roda de conversa propôs às crianças que brincassem de construir mandalas com elementos da natureza.

Conversaram, conforme contou Juliana, um pouco sobre o outono e as marcas típicas dessa estação, como por exemplo, as folhas caindo secas sobre a terra. Os estudantes se dividiram em grupos e a professora apresentou algumas fotos de mandalas de folhas, flores e pedras. “As crianças mostraram-se muito animadas com as possibilidades e logo saíram pela escola para procurar os elementos disponíveis pelo chão. Combinamos de construir os desenhos no deque para que pudéssemos contemplá-los após finalizá-los”, completou a tutora.

A atividade durou cerca de uma hora. Juliana destaca que “as formas possíveis e simétricas e os recomeços necessários no momento da montagem fizeram com a que a imaginação fluísse e o trabalho em conjunto acontecesse de forma natural e espontânea”.

Segundo a professora, a expressão dos rostos e corpos dos estudantes mostrava o interesse e a importância que estavam dando para aquele momento, para aquela brincadeira de olhar para a natureza e construir com ela novas formas de aprender, ser e estar no mundo.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade.

Projeto Horta

Os estudantes do primeiro ano do período da manhã vem desenvolvendo desde o mês de março o Projeto Horta.

slide_proj_horta_640_x_360_01

O Projeto Horta é o projeto central de alfabetização das quatro Tutorias do período da manhã: Anna Cecília, Adriana, Rose e Silvia e está sendo desenvolvido em uma parceria com a Comissão de Horta, Alimentação e Sustentabilidade da escola. Esta é uma das parcerias que estão no planejamento de trabalho destas tutorias do período da manhã.

No mês abril uma das atividades do Projeto Horta foi a produção de maquetes. Os estudantes participaram de ações de plantio, de cuidados com a horta, estudaram alimentos. Cada maquete tem uma legenda que registra os elementos que as crianças observaram na Horta da nossa escola, agregando as histórias que têm vivido, como por exemplo, a experiência do Projeto Passarinhar.

Em grupos, os estudantes montaram as maquetes utilizando argila, materiais reciclados, folhas recolhidas do jardim, entre outros materiais.

Anna Cecília destaca que “o mundo dos textos e palavras é fascinante! Queremos que nossas crianças sintam isso e possam perceber, no corpo e na alma, as possibilidades incríveis do ‘ler e escrever’, coisas que as mobilizam. A tutora Anna Cecília explica que a isso chamamos “Alfabetização de Sentido”.

O Projeto Horta seguira até o final do ano letivo com muitas outras atividades. Neste mês, as turmas estão finalizando um minhocário.

Confira uma Galeria de Imagens das maquetes.

Seder “Liberdade e Justiça para Todos”

Judeus progressistas ligados a movimentos sociais em Israel e no Brasil promoverão, nesta terça-feira, dia 18 de abril, das 19h às 21h30, em conjunto com a EMEF Desembargador Amorim Lima, um SEDER DE PESSACH, expressão cultural de uma das etnias que compõem a nação brasileira, além da especificidade de ser parte de uma comunidade mundial que compartilha história, tradições e valores bastante diversos, além de ter seguidores da religião judaica, bem como de outras vertentes espirituais (a etnia não se confunde com a religião).

noticia_seder_640_x_360

O Pessach é a celebração da Páscoa judaica, a festa da libertação do cativeiro no Egito. Neste ano, em que se completam 50 anos da ocupação israelense desde 1967, da parte da Palestina conhecida como Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, há um movimento criado por israelenses que apelam aos judeus na Diáspora por “Save Israel, Stop the Occupation – SISO”, que visa sensibilizar as pessoas para a noção de que salvar Israel só é possível pondo fim à ocupação. No Seder utilizaremos partes da Haggadah (o livro com roteiro do ritual) desenvolvida pelo SISO, com textos de celebridades judaicas humanistas e universalistas.

Este SEDER será em celebração à luta de todos os povos e grupos sociais por liberdade e justiça.

A programação terá vídeos e músicas que celebram a liberdade e a justiça, inclusive da Marcha das Mulheres israelenses e palestinas em outubro. O núcleo será a Roda de Conversa : dezenas de convidados especiais farão falas curtas sobre a sua perspectiva dos seus movimentos sobre a importância de uma solução justa para o conflito Israel-Palestina, e sobre analogias com questões brasileiras e universais.

Teremos lideranças do movimento negro, e de movimentos indígenas, quilombolas, religiões afrobrasileiras, e outras minorias que vêm tendo seus direitos atacados no momento atual brasileiro e mundial, inclusive com convites a lideranças palestinas.

Falas mais completas serão gravadas em vídeo para difusão posterior pela internet, e fortalecimento desses movimentos sociais, e do SISO. As imagens e entrevistas serão captadas pela Imagem Vídeo.

As conversas espontâneas no evento serão sementes para uma difusão dos temas da questão Israel-Palestina para escolas brasileiras; das questões universais de opressão que vêm se tornando mais graves no mundo inteiro, incluindo o nosso país, e para entendimento, por analogia, dos impactos de processos históricos internacionais sobre a violência exercida sobre os povos.

Número limitado a 200 vagas presenciais, com preferência para famílias do Amorim Lima e para convidados dos organizadores. Será feita transmissão pela internet, com participação remota de pessoas de outras cidades e países que compõem o SISO em Israel e em outros países.

Pessoas que não seja possível ter conosco no evento presencial, poderão estar presentes indiretamente, gravando vídeos para serem agregados aos vídeos gerados no evento, na construção de um documento audiovisual que será publicado e difundido amplamente.

Todos, presentes ou ausentes, receberão um link com uma curadoria de textos e vídeos dos conteúdos do SEDER, e de conteúdos do contexto, do “Save Israel, Stop the Occupation”, e do #NãoEmNossoNome
“Todos os dias deve o homem sair do Egito” (Martin Buber)

Laboratório de Ideias

A Amorim Lima finalizou no mês de março o Laboratório de Ideias. Ele foi montado com doações de vários equipamentos e permitirá aos estudantes e educadores trabalharem em conjunto atividades “Mão na Massa” e linguagens de programação visando uma ampliação dos roteiros de pesquisa.

noticia_lab_640_x_360_01

O Laboratório de Ideias é um espaço para se pensar em conjunto. É um laboratório que por meio de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital permite o desenvolvimento da criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos.

Ele vem sendo construído na Amorim desde 2015. Ele está equipado com duas impressoras 3D, uma cortadora a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.

Em 2015, três professoras de nossa escola: Maria Silvia, Lilian e Flávia começaram a se envolver e entender como o Laboratório de Ideias poderia potencializar as atividades dos estudantes. Começaram a participar de encontros de formação e discussão da Cultura “Maker” como é conhecido este movimento mundialmente.

Assim iniciaram um processo, em agosto de 2015, com sete alunos que envolveu experimentação das tecnologias disponíveis e compartilhamento de ideias e processos. Em 2016 elas ampliaram para 25 alunos sendo um de cada tutoria da escola. O foco sempre foi ampliar os Roteiros de Pesquisa dos estudantes.

Maria Silvia ressalta que “nós professores que idealizamos o projeto Laboratório de Ideias entendemos que o conhecimento não deve ser apenas aquele delineado no currículo oficial. Devemos proporcionar aos estudantes novas portas de entrada para ampliar seu aprendizado como as novas tecnologias e a linguagem de programação, a fim de que ao elaborar seu projeto autoral  utilize os conhecimentos adquiridos ao realizar os roteiros, no convívio na sociedade ou em qualquer outra situação de suas vidas”.

noticia_lab_640_x_360_02

Para 2017 o projeto vai oferecer formação para as professoras e professores da escola para que possam utilizar o laboratório em conjunto com os estudantes. Cada tutoria poderá utilizar o espaço como melhor se encaixar dentro do trabalho de cada uma delas.

O laboratório também contará com o apoio de professoras e professores, profissionais de diversas áreas que atuarão voluntariamente para o trabalho com toda a comunidade Amorim Lima.

O projeto foi divido em quatro etapas, inicialmente atuando com os estudantes do 6º ao 9º:

– Atividades Preliminares
– Atividades de Exploração
– Projeto Dirigido
– Projeto Autoral

As Atividades preliminares são para conhecer e aprender a utilizar o Aplicativo Seesaw, uma espécie de agenda eletrônica para registros. Com ele os estudantes podem “mostrar o que eles sabem” utilizando fotos, vídeos, desenhos, textos, arquivos e links de páginas da web entre outros tantos registros. Também estão nas atividades Preliminares aprender conceitos básicos de elétrica e eletrônica.

As Atividades de exploração envolvem o uso dos novos equipamentos como a impressora 3D, a cortadora laser, programação de Arduino (uma interface eletrônica que permite comandar e gerenciar equipamentos) e utilizar esses conhecimentos para elaboração de peças, protótipos e experimentos. Foi com estas atividades que os alunos construíram, por exemplo, o “Sapo Elétrico” feito de origami e a “Banana Musical”.

Os Projetos Dirigidos vão permitir que estudantes e educadores coloquem em prática o potencial do Laboratório de Ideias.

O 6º ano vai desenvolver o Projeto “Irrigação”. O objetivo é elaborar uma maquete de como poderíamos captar a água do telhado da quadra para irrigar a horta com sensores de umidade. Este projeto se conecta com os roteiros – Água, Usando o solo, Contos e causos e Você é o repórter.

A turma do 7º ano está preparando o Projeto “Do armazém ao supermercado”. Este projeto tem por objetivo construir três maquetes simulando um “armazém”, seu entorno arquitetônico, vestimenta, etc. Os armazéns contarão com os produtos consumidos/vendidos nos anos 1900, 1950 e 2000. Conecta-se com o roteiro – Hábitos alimentares e Industrialização do Brasil.

O Projeto “Árvore das Palavras” será desenvolvido pela turma do 8º ano. O projeto pretende construir um painel inspirado nas figuras que se ”movimentam” criados por Escher. Esse movimento poderá ser por sensores ou circuitos elétricos,  de modo que apareçam palavras. Essas palavras deverão ser utilizadas para criar uma poesia, uma narrativa ou um conto, que será colocado em uma árvore ao lado do painel. Conecta-se com o roteiro – Energia e movimento e Poema e canção.

O 9º ano desenvolverá o Projeto “Legado”. Este projeto tem por objetivo construir diversos equipamentos para o laboratório de ciências, para o laboratório de ideias e para a escola em geral, como por exemplo, microscópios, caixa de som, lixeiras automáticas, etc.

A ideia do Projeto “Autoral” é se colocar como uma opção para o trabalho final do 9º ano. Com ajuda de um professor orientador os alunos elaboram um projeto a partir de um problema buscando soluções.

Acompanhe aqui em nosso site o desenvolvimento do Laboratório de Ideias e todas as novidades.

Conheça mais sobre a cultura Mão na Massa. http://porvir.org/especiais/maonamassa/

Primeira Festa das Prendas de 2017

No dia 8 de abril aconteceu a primeira das três Festas das Prendas de 2017. Todos os anos a própria comunidade confecciona as prendas que serão utilizadas nas barracas e brincadeiras que estarão disponíveis na grande Festa Junina da escola que acontece em junho. Serão mais de 3.000 prendas confeccionadas nestas três festas e feitas com materiais reciclados e reaproveitados doados pela comunidade.

slide_prendas_640_x_360_01

Nesta primeira Festa das Prendas de 2017 foram preparadas, por exemplo, tiaras customizadas e porta coisas feitos de garrafas PET, decorados com fitas, pintados de várias maneiras de acordo com a imaginação de cada um dos participantes. Uma oficina de trabalhos com argila preparou casinhas de joão de barro e outras peças.

Alguns brinquedos foram confeccionados com materiais reciclados, como por exemplo, cobrinhas de porta-frutas de papelão; trapezistas com pregadores e palitos de sorvete e foguetes a base de garrafas PET e papelão.

As próximas Festas acontecerão no final de maio e começo de junho. As datas serão compartilhadas pelo e-mail de Comunicação, aqui em nosso site e em nosso canal do Facebook.

As famílias podem continuar a trazer as doações dos materiais necessários para a montagem das prendas. Consulte a tabela abaixo para saber o que você pode doar.

Mais do que tudo não perca a oportunidade de vir e produzir as prendas. Aproveite este momento de integração da famílias, suas filhas e filhos.

Lista de Materiais para Doação
Material de reciclagem
Quantidades
Rolinhos de papel higiênico 100 unidades
Tampinhas PET 500 unidades
Garrafas PET 1,5 e 2 Litros 300 unidades
Garrafas PET 200ml 150 unidades
Potes de requeijão com tampa 100 unidades
Recipiente de amaciante de roupas de 2 Litros 50 unidades
Palitos de churrasco 100 unidades
Vasos pequenos para mudas de plantas 100 unidades
Barbante colorido (para pião e curropio) 3 rolos grandes
Novelos de lã 80 novelos de cores variadas
Caixas de leite 400 unidades
Garrafas de plástico 1L leite ou suco (para jogo de boliche) 100 unidades
Garrafas de vidro de suco, vinho, etc 30 unidades
Caixas de ovos de papelão de 20 ou 30 ovos 50 unidades
Caixas de ovos (papelão ou isopor 12 ovos) 30 unidades
Palitos de sorvete 200 unidades
Pregadores de roupas 100 unidades
Latas de leite e pomarola (molho de tomate) 30 latas de cada
Cápsulas de café  nespresso ou dolce gusto 100 unidades
Retalhos, aviamentos Diversos
Adesivos e retalhos de papel contact coloridos ou estampados (para decoração dos bilboquês) Diversos
Colocar as doações dos reciclados nas caixas devidamente identificadas no Atrium
Material de Apoio
Quantidades
Cola branca 2 tubos de 500 ml ou 4 tubos de 250 ml
Pincéis 20 unidades
Tesouras (20 unidades) e estilete (5 unidades) 20 unidades / 5 unidades
Tinta guache potes de 250 ml de cores variadas
Fita adesiva colorida (durex colorido) 20 pacotes com 6
Fita crepe 20 unidades
Papel kraft para forrar mesas 3 rolos
Grampeadores e grampos 3 unidades / 300 unidades
Pistola de cola quente e refil 5 unidades
Ferro de solda 3 unidades
Tinta plástica decores variadas (para decorar PET) 30 tubos cores variadas
Papel crepom colorido 15 rolos cores variadas
Galões usados e vencidos de 20 litros de água (customização de lixeiras) 30 galões
Entregar  as doações dos material de apoio na secretaria (haverá uma caixa da comissão para receber o material)

O dia também contou com outras ações na escola. Foram recolhidas doações de alimentos de cesta básica, cobertores e roupas de frio para serem entregues para a Aldeia Guarani do Jaraguá. Os índios estão precisando de muita ajuda. Também aconteceu um Bazar com doações vindas da comunidade para arrecadar fundos para a realização da Festa Junina e outros projetos da escola.

O pessoal da Comissão de Horta também aproveitou a manhã de tempo bom para fazer melhorias na horta.

Veja abaixo uma Galeira de Imagens da Festa das Prendas.(Fotos cedidas por Simone Ezaki mãe aqui na Amorim)

Festa das Prendas 2017

Neste sábado, dia 8 de abril, das 10h às 14h acontecerá a Festa das Prendas 2017. A Festa das Prendas é uma grande oficina coletiva de confecção de prendas, que serão utilizadas na Festa Junina da escola. Todo ano estudantes, famílias, educadoras e educadores se reúnem para preparar artesanalmente as prendas utilizando materiais reciclados e reaproveitados doados pela comunidade.

festa_prendas_01

A partir deste dia 3 de abril começa a coleta dos materiais necessários para as prendas da Festa Junina. Veja abaixo a relação de materiais. Lembrando que é muito importante que todas as doações precisam estar muito bem limpas e secas.

Idéias de prendas e oficinas para a festa de prendas do dia 8/04:

* Mudas de plantas passarinheiras
* Casinha de joão de barro
* Bebedouro de passarinhos de material reciclado
* Passarinhos de pom-pom
* Regadores de plantas
* Ioio
* Bilboquê de PET
* Porta Lápis
* Carrinho Maluco
* Chapéu e varinha de fadas
* Espada e bracelete com superpoderes
* Curropio (Círculo de Newton)
* Tiaras e tic-tac
* Porta coisas de rolinhos de papel higiênico
* Soprabolinhas
* Bolas de meia para jogo de boliche e cestaria de jornal

TOTAL: 6 oficinas até agora.

Lista de Materiais para Doação
Material de reciclagem
Quantidades
Rolinhos de papel higiênico 100 unidades
Tampinhas PET 500 unidades
Garrafas PET 1,5 e 2 Litros 300 unidades
Garrafas PET 200ml 150 unidades
Potes de requeijão com tampa 100 unidades
Recipiente de amaciante de roupas de 2 Litros 50 unidades
Palitos de churrasco 100 unidades
Vasos pequenos para mudas de plantas 100 unidades
Barbante colorido (para pião e curropio) 3 rolos grandes
Novelos de lã 80 novelos de cores variadas
Caixas de leite 400 unidades
Garrafas de plástico 1L leite ou suco (para jogo de boliche) 100 unidades
Garrafas de vidro de suco, vinho, etc 30 unidades
Caixas de ovos de papelão de 20 ou 30 ovos 50 unidades
Caixas de ovos (papelão ou isopor 12 ovos) 30 unidades
Palitos de sorvete 200 unidades
Pregadores de roupas 100 unidades
Latas de leite e pomarola (molho de tomate) 30 latas de cada
Cápsulas de café  nespresso ou dolce gusto 100 unidades
Retalhos, aviamentos Diversos
Adesivos e retalhos de papel contact coloridos ou estampados (para decoração dos bilboquês) Diversos
Colocar as doações dos reciclados nas caixas devidamente identificadas no Atrium
Material de Apoio
Quantidades
Cola branca 2 tubos de 500ml ou 4 tubos de 250ml
Pincéis 20 unidades
Tesouras (20 unidades) e estilete (5 unidades) 20 ubidades / 5 unidades
Tinta guache potes de 250ml de cores variadas
Fita adesiva colorida (durex colorido) 20 pacotes com 6
Fita crepe 20 unidades
Papel kraft para forrar mesas 3 rolos
Grampeadores e grampos 3 unidades / 300 unidades
Pistola de cola quente e refil 5 unidades
Ferro de solda 3 unidades
Tinta plástica decores variadas (para decorar PET) 30 tubos cores variadas
Papel crepon colorido 15 rolos cores variadas
Galões usados e vencidos de 20 litros de água (customização de lixeiras) 30 galões
Entregar  as doações dos material de apoio na secretaria (haverá uma caixa da comissão para receber o material)

Traga sucos, frutas, salgados ou doces para o nosso Lanche Coletivo!