Auto de Natal traz o folclore e tradições populares para nossas crianças

No dia 9 de dezembro aconteceu na Amorim Lima mais um Auto de Natal. Ele é uma das festas mais emocionantes da nossa escola, que acontece todos os anos desde 2002.

O Auto de Natal foi trazido e desenvolvido especialmente para a Amorim Lima pela etnomusicóloga e especialista em cultura da criança no Brasil Lydia Hortélio, uma das principais pesquisadoras de tradições populares e música em nosso país. Neste “Natal Brasileiro” grupos de vestem e adornam para dançar e cantar diante de um presépio.

As cantigas e loas recitadas, as músicas e os movimentos, o teatro e os adereços compõem o estilo próprio da louvação popular, que a escola resgata todos os anos para que as crianças possam festejar e brincar como antigamente.

Segundo Ana Elisa o Auto de Natal traz em si essa potência do novo e da continuidade. “É um momento inspirador. É um momento que a gente pode olhar para a comunidade, para as crianças e ver a importância que elas tem na escola e na vida”, ressaltou.

O Auto de Natal reúne simbolicamente pastores, floristas, roda de samba, palhaços que são representados pelas crianças do Ciclo I, que começam como “carneirinhos” do rebanho dos pastores e a cada ano vão mudando de “fase” até completarem todos grupos que compõem o Auto.

Veja aqui uma Galeria de Imagens do Auto de Natal (Fotos cedidas pelo Massaki).