Grupo de teatro de estudantes da Amorim participa de Mostra de Teatro

Um grupo de teatro formado por estudantes do Fundamental II de nossa escola participou da III Mostra de Teatro da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, no dia 14 de novembro, com a apresentação da peça “Cuidado!..Peça em Construção!”, no CEU Butantã.

.

O projeto de teatro proposto pela professora Lorena Oliveira começou aqui na Amorim Lima no começo do mês de setembro deste ano. Os encontros aconteceram às segundas-feiras, das 14 às 16h e foram abertos aos estudantes do Fundamental II a partir do 6º ano. O grupo foi constituído de forma heterogênea por alunos interessados em conhecer a linguagem teatral.

Lorena explica que a ideia inicial foi levar o estudante a perceber a estreita relação que existe entre o jogo e o teatro, com especial enfoque para a compreensão das ideias de jogos dramáticos ou imaginativos e jogos teatrais ou realistas. Por meio de jogos e brincadeiras tradicionais (utilizados como base para o aquecimento – etapa inicial de todas as aulas) os estudantes foram convidados a resgatar as memórias corporais constituídas ao longo da infância, ressaltando-se sempre que o Teatro é uma arte que acontece a partir e através do corpo.

Em um segundo momento foram selecionadas atividades específicas escolhidas com base na proposta de Jogos Teatrais elaborada pela professora norte americana Viola Spolin (1906-1994) autora e diretora de teatro improvisacional. Com objetivo de estimular a criatividade, a liberdade criadora e, principalmente, a oportunidade de experimentar; os alunos realizaram, em grupos e individualmente, exercícios de composição cênica e improvisação.

Incentivados pelas professoras e impulsionados pela possibilidade de apresentar uma peça na Mostra de Teatro do Butantã, Lorena explicou que o grupo começou a realizar exercícios cênicos de improvisação com objetivo de construir um produto de forma coletiva.

A professora trouxe como base para orientação do trabalho a música Aloha da Banda Legião Urbana, justamente por se articular as problemáticas da adolescência trazida pelo grupo. “Ampliamos a leitura das questões sociais trabalhando a interpretação da musica Isto é Brasil do Mc Garden e em grupos passamos a construir cenas que pudessem discutir e ilustrar temáticas pertinentes ao seu cotidiano. Depois de um longo processo de construção, avaliação, ampliação e descartes; selecionamos as cenas que comporiam a peça e iniciamos ensaios regulares contando com a presença da professora Anelise Scatalo e do estagiário de artes cênicas Andre”, completou Lorena.

A professora Lorena explica que o projeto continua em andamento e considera que seus principais objetivos foram atingidos. Ela ressalta que isso ocorreu “uma vez que aos alunos foi dada a oportunidade de experimentar e articular as expressões corporal, plástica e sonora; perceber o estabelecimento de regras para os jogos; pesquisar sobre utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som; além de reconhecerem e utilizarem o teatro como forma de expressão e comunicação”, completou.

SINOPSE
Cuidado!… Peça em Construção!

Qual a problemática da juventude na contemporaneidade? Será que os adultos escutam seus alunos, filhos, irmãos…? O teatro na escola é produto ou processo?
Partindo da escuta dos jovens e da reflexão sobre a música Aloha da banda Legião Urbana o grupo pretende encontrar respostas possíveis e provocar inquietações… Afinal, “… a juventude está sozinha, não há ninguém para ajudar a explicar porque que o mundo é este desastre que aí esta.”