Grupo de Responsabilidade da Horta participa de evento da Embrapa sobre PANCs

O GR da Horta e Alimentação da nossa escola participa nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, do II HortPanc Viva Agroecologia/EMBRAPA/FM-USP. O evento quer estimular as hortas PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – e a construção de uma nova cultura ambiental e alimentar para o país.

O trabalho do CHAS – Comissão de Horta e Alimentação Sustentável em conjunto com o Grupo de Responsabilidade da Horta vem despertando atenção e recebendo destaque fora de nossa escola. Por isso, o convite dos organizadores para que a nossa escola contasse e mostrasse a experiência no plantio e utilização das PANCs.

A turma da manhã do GR da Horta e Alimentação será a responsável por apresentar a horta e o trabalho com as PANCs e a turma da tarde preparou nesta quarta-feira, dia 29, duas receitas que serão degustadas no evento desta sexta.

Foram produzidas duas receitas: um pesto e um patê. O pesto levou almeirão roxo e as PANCs Ora-pró-nóbis e caruru, além de manjericão, alfavaca e alho. Já o patê contou com alho silvestre, cúrcuma, manjericão, erva-doce, tomate e cebola.

A professora Nathalia, responsável pelo GR da Horta e Alimentação da turma da tarde coordenou a atividade. A turma foi organizada em grupos para desenvolverem trabalhos em conjunto. Um ficou com o preparo do pesto picando folhas e descascando alho, enquanto outro cuidava de preparar as folhas ralar a cúrcuma e fazer a mistura de tudo.

Atentos meninas e meninos do GR preparam as receitas com muito carinho e dedicação. Curiosos principalmente com o pesto, pois o aroma das plantas e ervas era muito gostoso. Pratos prontos o que todos mais queriam era experimentar o resultado do trabalho.

Além da oficina, o CHAS terá participação no evento com a Flávia Zanatta, mãe aqui na escola. Ela é uma das nutricionistas que estão atuando na formação de 70 nutricionistas da CODAE (Coordenadoria de Alimentação Escolar), que é a área da Secretaria Municipal da Educação que é responsável pela alimentação escolar das escolas da Prefeitura de nossa cidade.

Os participantes da oficina do II HortPanc Viva Agroecologia/EMBRAPA/FM-USP, que acontece em nossa escola participarão de vivências em horta, alimentação e sustentabilidade. Além de conhecer o projeto pedagógico da nossa escola, eles passarão por estações nas quais estudantes, professores e pessoas da comunidade apresentarão atividades de nossa horta PANC, culinária, separação de resíduo e compostagem, cisterna, bio construção. Degustação de pratos preparados pelos alunos e plantio de uma muda de PANC que poderá ser levada para casa.

Veja aqui uma galeria de imagens da preparação das receitas.