No dia 28 de julho nossa escola recebeu o projeto NA DANÇA!. Nele artistas vindos da África e do Oriente Médio, imigrantes e refugiados, trouxeram danças e músicas de diferentes povos e culturas.
Na Amorim Lima inicialmente houve uma roda de conversa com os artistas. Ermi Panzo, de Angola, Ines Queme, de Moçambique, Mohammad Al Jamal, do Líbano, e Hamada Nayel, do Egito, contaram suas histórias, como é a vida em seus países e como é se mudar para um lugar totalmente novo.
Inicialmente houve uma roda de conversa com os artistas. Cada um contou, brevemente, sua história. Ermi Panzo declamou uma poesia em português e em um dialeto de sua região natal. Na sequência aconteceram as oficinas de dança, com a participação de todos os presentes em uma grande roda.
Depois de muita dança e integração, o evento terminou em um grande lanche coletivo com pipoca, maçã e suco.
NA DANÇA! é uma plataforma de danças e músicas de diferentes povos e culturas. Começou com um trabalho de pesquisa da professora e bailarina Betty Gervitz, para descobrir quem são os artistas de diversas regiões do planeta (África, América Latina, Ásia, Europa, Oriente Médio) que chegaram ao Brasil nos recentes ciclos migratórios e podem ensinar a adultos e crianças, profissionais e amadores, um pouco de sua arte.
Juntando forças com o músico Gabriel Levy, que, como Gervitz, tem uma pesquisa sólida sobre músicas e danças do mundo, foi criado o primeiro Festival NA DANÇA!, em setembro de 2017. O projeto cresceu em 2018, com atividades em escolas públicas em que esses professores de fora levam suas histórias e danças a crianças e adolescentes do país que os acolheu. Também acontecem oficinas para o público em geral em centros culturais da cidade e continuidade de pesquisas.
Saiba mais sobre o projeto no site www.nadanca.art.br.