Como vem acontecendo na participação dos estudantes da Amorim Lima na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nesta edição de 2018 nossos estudantes trouxeram mais 3 medalhas, uma de prata e duas de bronze e 11 menções honrosas. Agora já temos 33 medalhas desde o ano de 2005.
Os medalhistas da Amorim Lima da edição de 2018 foram: Luana Midori com medalha de prata do Nível II (8º e 9º anos) e Alexandre Semiatzh e Francisco Abex Rodrigues com medalhas de bronze – Nível I (6º e 7º anos).
Veja abaixo as Menções Honrosas de 20186
Menção Honrosa
Nivel I
Beatriz Alves Chagas – 7º ano manhã
Carlos Paglione Bonadio Vereda – 6º ano manhã
Cleo Leite P.S. Costa – 6º ano manhã
Cyro francisco C. Veltman – 6º ano tarde
Júlio Fraga Marques – 7º ano manhã
Nina Vernschk B. Machado – 7º ano manhã
Samuel Gil Barbieri – 6º ano tarde
Nivel II
Caetano Gonçalves de A. Costa – 8º ano manhã
Michelle de O. Camargo – 9º ano manhã
Rafael Silva Saboia – 9º ano manhã
Saulo Campos Souza – 9º ano manhã
Em 2014 aconteceu a melhor participação dos estudantes de nossa escola, até o momento, com duas medalhas de ouro e três de prata e duas de bronze, além das seis menções honrosas. É importante lembrar que esta olimpíada é nacional e que são 350 medalhas distribuídas para todo o país.
Programa de Iniciação Científica – A professora Maria Silvia destaque que além do incentivo ao estudo da Matemática a Olimpíada oferece a oportunidade aos medalhistas de participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da USP. Ela explica ainda que conforme o desempenho dos estudantes, o programa pode ser estendido a faculdade no período da graduação e pós graduação.
O PIC é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais.
Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.