II Feira Literária da Amorim Lima

A segunda edição da Feira Literária da Amorim Lima – FLAL está chegando. Ela vai acontecer no dia 19 de outubro, sábado, das 10h às 17h. A FLAL é um momento para celebrar a leitura, a escrita, a prosa e a poesia, conhecer melhor o trabalho dos nossos estudantes e ainda entrar em contato com escritoras, escritores e uma série de profissionais ligados a leitura, escrita, cultura e artes.

A II FLAL começou a ser organizada em fevereiro deste ano, quando uma comissão formada por mães e pais voluntários se organizou para fazer a feira acontecer. De lá para cá, houve um verdadeiro mutirão para mapear todas as tutorias e buscar identificar o que cada uma estava trabalhando em leitura e escrita, tudo para que a Feira tivesse a “cara” de nossa escola.

Confira neste link a Programação completa da II FLAL.

Nesse processo foi muito importante a parceria que a Amorim Lima fez com o Instituto Vera Cruz, uma das instituições brasileiras mais respeitadas na formação de profissionais da escrita. Os primeiros frutos desta parceria já podem ser colhidos agora. Serão uma série de cursos e oficinas, de diversos gêneros e para diversas idades, oferecidos para a Comunidade Amorim Lima por profissionais formados pelo Instituto. O primeiro deles será a Oficina Conte um Conto, ministrada pelo escritor e jornalista Fernando Neves, autor de “As Louras da Minha Vida” (Editora Bandeirola). Acompanhe aqui em nosso site a programação para saber mais detalhes e ficar a par dos próximos cursos, porque muita coisa boa ainda está por vir.

Outra parceria que aconteceu por ocasião da II FLAL é com os mestres da contação de história Simone Grande e Eric Nowinski. Eles ministrarão a Oficina de Narração de Histórias aqui em nossa escola. Serão sete encontros, sempre às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, a partir de 9 de setembro. O fechamento do curso será durante a II Feira Literária da Amorim Lima, no dia 19 de outubro. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail flal@amorimlima.org.br. As vagas são limitadas.

Além disso, muitas atividades da FLAL vêm acontecendo ao longo do ano. No último dia 20 de agosto, o escritor Marcus Aurelius Pimenta, já conhecido e querido por nossas crianças, participou de um bate papo na tutoria da professora Bernadete. O grupo está desenvolvendo o projeto “Descobrindo o Brasil, vivendo a diversidade”, que trabalha com três livros do autor (“Nuno descobre o Brasil”, “Nonô descobre o espelho” e “Naná descobre o céu”, todos em parceria com José Roberto Torero). Clique neste link para saber mais sobre este encontro.

A escrita está presente na II FLAL em todas as plataformas. Os estudantes das tutorias das professoras Lilian e Maria Sílvia toparam o desafio de escrever um blog coletivo sobre o tema cultura africana. Desde o dia 1º de junho deste ano, eles alimentam o “Blog da FLAL” com textos dos mais variados gêneros, que podem ser lidos no endereço: https://blogdaflal2019.blogspot.com.

Já estão confirmadas para participarem da II Feira Literária da Amorim Lima as escritoras Índigo e Bruna Meneguetti, os escritores Luiz Anelli, Valmir Inácio e Victhor Fabiano, o editor Eduardo Lacerda (Editora Patuá), a Banda Vanguarda e o grupo VOPO – Vozes Poéticas. Estão também na extensa programação da Feira: microfone aberto para leitura de poemas, instalação com os trabalhos dos estudantes, a exposição #SomosTodosAmorim, atelier aberto, apresentação teatral, contação de histórias e “slam” (batalha de poesias faladas).

A FLAL existe por causa das pessoas, sejam as que vem participar ou prestigiar as atividades em 19 de outubro, sejam as que passam o ano todo pensando em como fazer esta grande festa mais legal para todos.

A locomotiva da FLAL segue a todo vapor. Embarque nela você também!