Guia Prático – 2021

Todos os anos, no começo do ano letivo, nossa escola oferece um Guia Prático especialmente para as novas famílias, que traz informações importantes para mães, pais, responsáveis e familiares sobre o funcionamento de questões práticas de nossa escola.

Com ele sua família poderá se localizar e entender o funcionamento da Amorim Lima.

(clique aqui para baixar o arquivo no formato pdf)

EQUIPE GESTORA e APOIO

Direção: Ana Elisa Siqueira;
Assistentes de direção: Emanuel Pinheiro Junior e Patrícia Tanganelli Lara;
Coordenação pedagógica: Aline Greb dos Santos;
Secretaria: Douglas Boni (Secretário) e Débora Serra (Auxiliar de secretaria);
ATE (Auxiliar Técnico Educativo): Maria Leni Benfica, Adriano Oliveira e Sueli Barbosa;
AVE (Auxiliar de Vida Escolar): Edna Silva, Adriana Alves e Flávia Barbosa;
Cozinheiras: Quitéria Santos, Verônica Cristina, Eliane da Silva e Eliene de Souza;
Limpeza: Priscila Miranda, Zazá Santos e Renata Teles;
Equipe de Segurança: Uedson Pimentel e Antônio Macedo

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA:

Atendimentos presenciais somente mediante agendamento por telefone ou email.
Horário de atendimento: 10h às 16h
Email: secretaria@amorimlima.org.br
Telefones: (11) 37261119 e (11) 37268049

HORÁRIO DAS AULAS

Manhã: 7hàs 12h;
Tarde: 13h às 18h;

REFEIÇÕES

A escola serve café da manhã e almoço no período matutino; lanche e jantar no período da tarde. Os alimentos são de ótima qualidade e procedência, preparados com muito cuidado pelas cozinheiras da escola. O serviço é terceirizado e o cardápio balanceado por nutricionistas da Prefeitura. Se o estudante possuir alguma restrição alimentar é possível fazer a solicitação de alimentação especial. Não é permitido trazer alimento de casa.

ÁGUA

Há bebedouros no pátio. Pedimos que cada estudante traga sua garrafinha ou caneca pessoal.

UNIFORME ESCOLAR E CALÇADO

Não é obrigatório o uso de uniforme na unidade escolar. O uso do uniforme é recomendado em saídas pedagógicas. Recomendamos o uso de roupas confortáveis. Evite qualquer tipo de salto. É proibido o uso de tênis com rodinha. A Prefeitura do Município de São Paulo fornece uniforme escolar e calçado. Veja como solicitar o uniforme no site:   https://portaldeuniformes.sme.prefeitura.sp.gov.br/  

MATERIAL ESCOLAR

A Prefeitura Municipal de São Paulo fornece o material escolar. Veja como solicitar material escolar no site: https://portalmaterialescolar.sme.prefeitura.sp.gov.br

USO DE MÁSCARA FACIAL PROTEGENDO O NARIZ E BOCA

É imprescindível o uso de máscara durante a permanência na escola para todas as pessoas (salvo sob orientação médica e menores de 2 anos). A máscara precisa proteger o nariz e boca mesmo quando falar e sorrir. A máscara é de uso pessoal e não pode ser compartilhada. Tenha na mochila uma máscara reserva e um saquinho para guardar a máscara suja. Todos os dias uma máscara limpa deve ser utilizada. Não utilize a mesma máscara sem a lavagem adequada diária.

COMO SABER COMO ESTÁ O DESENVOLVIMENTO DE CADA ESTUDANTE

Quanto mais afinada a relação de familiares/responsáveis com educadores, melhor se desenvolverá a vida do estudante. Converse com o tutor de sua filha ou filho e participe das reuniões de tutoria. A coordenação também pode solicitar a presença dos responsáveis pelo estudante para conversar e definir estratégias conjuntas.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO – ESCOLA e COMUNIDADE

  • Site: www.amorimlima.org.br
  • Facebook: www.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima/
  • WhatsApp Institucional: Salve os números (11)37268049 e (11)37261119 na agenda do seu smartphone para receber comunicados da escola via WhatsApp.
  • e-mails mensais com a agenda e informações da escola. Preencha o cadastro em amorimlima.org.br/atualizar-dados/
  • Comunicados e avisos da gestão são enviados via e-mail, site, Facebook, WhatsApp Institucional e reuniões regulares de Conselho da Escola;
  • E-mails: e-mails úteis para atender diferentes tipos de solicitações. Não há atendimento imediato de demandas via e-mail. Os e-mails serão tratados por ordem de chegada.

Secretaria: secretaria@amorimlima.org.br
Assuntos pedagógicos: pedagogico@amorimlima.org.br
Suporte de email, senha, falha em cadastro para receber os e-mails da escola e eletrônicos da escola: suporte@amorimlima.org.br
Biblioteca: biblioteca@amorimlima.org.br
Conselho da Escola: conselhodaescola@amorimlima.org.br

  • Avisos dos(as) educadores e tutores podem ser enviados pelo estudante, e-mail, mensagens eletrônicas, mensagens pelo Google Sala de Aula e ligações;
  • reuniões bimestrais de tutoria. Consulte a agenda da escola e o(a) educador(a);
  • Cartazes serão fixados no muro externo da escola e no átrio;

O QUE FAZER SE…

  • Perder ou encontrar objetos: entregar na secretaria
  • Faltar: Levar atestado para o tutor-educador ou digitalizá-lo e enviar o arquivo ao professor.
  • Adoecer e/ou se acidentar na escola: funcionários ligam para as famílias ou responsáveis. Por isso, mantenha os telefones de contato atualizados na secretaria. A escola não administra nenhum remédio.
  • Tiver dúvidas ou problemas com os dispositivos eletrônicos da escola (tablet, notebook, computadores e outros): envie um email para: suporte@amorimlima.org.br com a solicitação e os dados do(a) estudante: nome completo, data de nascimento, série, turno e nome do(a) tutor(a). O prazo para resposta é de até 2 dias úteis. O suporte não oferece atendimento imediato. Seu email entrará em uma fila de solicitações e será respondido assim que possível.

Observação importante: qualquer problema relacionado à escola e seus estudantes é de responsabilidade da gestão e deve ser reportado aos educadores e funcionários da escola antes de qualquer coisa. Agende seu horário com o(a) tutor(a) do(a) estudante.

SMARTPHONES E APARELHOS ELETRÔNICOS

Não indicamos o uso de smartphones ou tablets pessoais na unidade escolar. As pesquisas poderão ser feitas em publicações e nos dispositivos eletrônicos da escola com acesso à internet. A escola não se responsabiliza por perdas ou danos de aparelhos eletrônicos pessoais.  

BIBLIOTECA

Toda a comunidade pode retirar livros na biblioteca. A reabertura da biblioteca na pandemia será anunciada em comunicado específico. A biblioteca é bastante diversificada e sua manutenção é feita por voluntários e familiares de nossos estudantes. Durante a pandemia, a biblioteca será, apenas, para entrega e retirada de exemplares e publicações. É possível consultar o acervo da nossa biblioteca pelo site: http://alima.alexandria.com.br.

FESTAS E EVENTOS

A EMEF Amorim Lima realiza diversas festas e eventos durante o ano letivo, com intensa participação da comunidade. Todos estes eventos estão ligados intimamente com o Projeto Político Pedagógico de nossa escola. Saiba mais sobre o Projeto Político Pedagógico pelo site da escola: https://amorimlima.org.br/institucional/projeto-politico-pedagogico/

Em 2021, as festas serão online e estão sujeitas a alteração de datas. As festas tradicionais são: Carnaval (Fevereiro), Povos Originários (Abril), Festa Junina (Junho), Festa da Cultura (Setembro),  Feira Literária Amorim Lima – FLAL (Outubro); Festa da Kizomba (Novembro); Feira de Ciências e Auto de Natal (Dezembro).

REUNIÕES ENTRE FAMILIARES E TUTORES

As reuniões de familiares e responsáveis com tutores são bimestrais. É muito importante sua participação. Se a família não puder comparecer a esta reunião, existe a possibilidade de marcar uma conversa com o(a) tutor(a) do(a) estudante.
Todos os(as) tutores dispõem de um horário semanal para atendimento aos familiares dos estudantes.

REUNIÕES REGULARES ONLINE

CONSELHO DE ESCOLA

Toda primeira quarta-feira do mês (19h30)*

Reunião mensal e aberta a toda a comunidade com a presença da gestão, funcionários, educadores, familiares, estudantes e comunidade para aprofundar e organizar os assuntos pertinentes ao Projeto Político Pedagógico de nossa escola: projetos, agenda, avaliação dos eventos, questões políticas, pedagógicas, administrativas, etc.

Obs.: no começo do ano letivo são eleitos os representantes dos diversos segmentos: famílias, estudantes, educadores e funcionários. Participe!

ASSEMBLÉIA DE FAMÍLIAS

Toda última segunda-feira do mês (19h)*

Reunião mensal entre familiares, responsáveis e estudantes. Nestes encontros são trazidas dúvidas, propostas, problemas, ações e assuntos pertinentes à vida escolar. É muito importante a sua participação nas Assembleias. Lembrando que as questões particulares devem ser encaminhadas aos tutores, coordenação e gestão.

Todos são sempre bem vindos(as)!

* As datas das reuniões estão sujeitas a alterações em função do calendário escolar

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES GRATUITAS**

CAPOEIRA

A  Associação e Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA) oferece aulas de Capoeira às terças e quintas das 18h30 às 19h30. Maiores informações acesse o site: www.capoeiraceaca.org.br

MARACATU BAQUE-LIVRE

Encontros às segundas e quartas das 18h às 20h.

**Aguarde comunicação. Durante a pandemia, as aulas presenciais estão suspensas.

CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE INGRESSO NO ENSINO MÉDIO

As aulas do cursinho são ministradas por mães e pais voluntários e acontecem no período noturno, três noites por semana.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

Com a extinção de apoios governamentais, hoje em dia as atividades culturais  se mantêm com a colaboração da comunidade. As famílias podem contribuir fazendo depósitos na conta da APM. Doe.

Dados bancários da APM da EMEF Des. Amorim Lima

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 3291

Conta: 003.00022-8

Razão Social: APM Des. Amorim Lima

CNPJ: 52.023.322/0001-50

O QUE SIGNIFICA?

  • TUTOR: é o educador que coordena um grupo de estudantes de um mesmo ciclo (em média 20 estudantes). Toda semana, às terças ou quintas, acontece a TUTORIA, momento em que o tutor fica exclusivamente com seu grupo e no qual é trabalhado uma série de temas ligados ao aprendizado, acontecem rodas de conversa e apresentações dos portifólios (a partir do 3º ano).
  • GRUPO DE ESTUDO: conjunto de 4 a 6 estudantes de um mesmo ano ou ciclo que trabalham juntos todos os dias no salão [antes da pandemia].
  • ROTEIRO: conjunto de atividades e exercícios sobre um mesmo tema, que funciona como guia para as pesquisas que devem ser realizadas autonomamente pelos estudantes, com apoio dos professores.
  • PESQUISA: momento em que o estudante se dedica a realizar roteiros, portfólios e fichas de finalização.
  • OFICINA: aulas específicas de matemática, leitura e escrita, inglês, artes, música, latim e grego, laboratório, cultura corporal,capoeira etc.
  • PORTFÓLIO/FICHA DE AVALIAÇÃO: instrumentos de avaliação dos estudantes em relação a seu aprendizado.
  • EIXO: aulas específicas que unem vários temas de roteiro e que necessitam exposições mais aprofundadas e dirigidas pelos educadores
  • RODA DE CONVERSA: momento de reunião diária entre estudantes e educadores para conversas, avaliações, colocações, decisões, compartilhamentos, aprofundamentos temáticos, mediação de conflitos, etc.
  • GRUPOS DE RESPONSABILIDADE (GR): grupos integrados por estudantes de diferentes anos, orientados por educadores da escola. Possibilitam que os estudantes cuidem dos espaços ou materiais de uso coletivo da escola.

OS ESPAÇOS FÍSICOS

  • TÉRREO: Átrio, Secretaria, Biblioteca, Sala dos professores, Sala da Coordenação Pedagógica, Sala de Conversa, Diretoria, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Laboratório de Ideias, Sala da Capoeira, Pátio Interno, Sanitários, Sala do 1º ano, Sala de Artes, Cozinha e Refeitório;
  • 1° ANDAR: Salão de Alfabetização (2º ano), Salão Intermediário (Ciclo I), Laboratório de Ciências;
  • 2°ANDAR: Salão Autoral (Ciclo II), Sala Multiuso I (Sala 11) e Sala Multiuso II (Sala 12);
  • ÁREA EXTERNA: Tenda, Parquinho, Deck, Horta, Churrasqueira e forno à lenha, Pista de skate e Quadras poliesportivas.