A nossa escola segue um protocolo Instrutivo de ações de controle da COVID-19 em Unidades Escolares do Município de São Paulo preparado pela Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo.
A escola notifica a UBS os casos suspeitos de COVID-19 e os casos confirmados. Os casos suspeitos de COVID-19 podem se apresentar como Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Já os casos confirmados de COVID-19 são os que se dão por critérios avaliados pelo médico.
É papel da escola:
- Notificar prontamente a UBS/UVIS de referência a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de Síndromes Gripais (SG);
- Fornecer as UBS/UVIS todas as informações solicitadas para a investigação dos casos e contatos;
- Busca ativa diária para identificação de alunos, professores ou colaboradores sintomáticos respiratórios;
- Orientar o afastamento imediato do caso suspeito de SG da unidade escolar encaminhando para avaliação em serviço de saúde;
- Os familiares devem ser orientados para que crianças sintomáticas ou que sejam contato de caso suspeito/confirmado NÃO compareçam na escola.
Quem é considerado um Contato Próximo de Caso Suspeito/Confirmado de COVID-19?
Para fins de vigilância, rastreamento e monitoramento de contatos, e considerando o monitoramento em unidades escolares, deve-se considerar contato próximo a pessoa que:
- Esteve a menos de um metro e meio de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso suspeito/confirmado;
- Teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso suspeito/confirmado;
- É profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de COVID-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPIs danificados;
- Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso suspeito/confirmado;
- Permaneceu junto por pelo menos o tempo de uma aula (45 minutos), independentemente do uso de máscara ou das condições de ventilação da sala.
MEDIDAS
Medidas a serem tomadas pela unidade escolar ao identificar ALUNO com suspeita ou confirmação de COVID-19
Medidas a serem tomadas pela unidade escolar ao identificar PROFESSOR com suspeita ou confirmação de COVID-19
Medidas a serem tomadas pela unidade escolar ao identificar COLABORADOR com suspeita ou confirmação de COVID-19
Outras informações e referências clique aqui para acessar o Instrutivo de ações de controle da COVID-19 em Unidades Escolares do Município de São Paulo na íntegra.