Conheça a Oficina Arte Com Ciência

Se alguém pedir que você desenhe uma folha de planta, que desenho você fará? Provavelmente, o desenho abaixo, não é?

Pois no Curso de Arte Com Ciência, ministrado pela arquiteta Massumi e pela veterinária Vânia, os alunos do primeiro ano, aguçaram o olhar para “enxergar” muitos outros tipos de folhas… Pontudas, compridas, gordinhas, redondas, triangulares…

As crianças coletaram folhas pela escola, usaram-nas como carimbos e fizeram quadros que foram expostos em junho e julho, nos corredores da escola

A Oficina Arte Com Ciência, que acontece uma vez por semana para os alunos do primeiro ano do Amorim Lima (manhã e tarde), tem como proposta aproveitar a curiosidade das crianças e desenvolver neles um “olhar pesquisador”. A história do desenho das folhas é apenas um exemplo. As folhas – de vários tipos – estão aí, o tempo todo, na nossa frente. Mas nosso cérebro se acostuma a desenhar sempre o mesmo tipo de imagem. Se aguçarmos nosso olhar pesquisador e nossa curiosidade pelo mundo, começaremos a notar as diferenças.

A arquiteta e arte-educadora Massumi, no dia da reunião de pais. Ela une o rigor da ciência e a abstração da arte em suas aulas.

Foi com uma apresentação estimulante que a educadora Massumi mostrou na reunião de pais todas as atividades desenvolvidas com as crianças ao longo do primeiro semestre. Ela contou, por exemplo, que as crianças acompanharam e catalogaram o crescimento de algumas plantas, descobriram sobre os microorganismo (fazendo uma divertida coleta de material sobre as mesas, nas paredes, nos próprios pés e nas mãos para ver como fungos se desenvolviam em placas de Ágar – recipientes cilíndricos que os biólogos utilizam para observar crescimento de cultura de micróbios). Cada etapa culminava em um trabalho de reprodução artística com colagem, pintura ou desenho. Os alunos ainda fizeram pão para descobrir, entre outras coisas, que o fermento é um microorganismo do bem e faz a massa crescer.

Uma exposição, no corredor da sala do primeiro ano, deixou à mostra o resultado do que as crianças aprenderam nesta oficina incrível. No segundo semestre tem mais. Que bom!

Você tem perfil no Facebook? Oba! Curta a fanpage do Amorim (WWW.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima) para ficar sabendo dos projetos que acontecem por aqui.

Reprodução dos microorganismos que cresceram nas placas de Ágar
As crianças observaram os crescimentos das plantas e anotaram etapa por etapa.