Descobertas sobre animais peçonhentos e animais venenosos

Visita ao Instituto Butantan finaliza processo de descobertas e pesquisas das alunas e alunos das Tutorias das professoras Fabíola e Janaína sobre animais peçonhentos e animais venenosos.

slide_show_butantan_01

A professora Fabíola contou que na tutoria, à partir da curiosidade das crianças, foi desenvolvido o tema animais peçonhentos e animais venenosos. Elas queriam saber qual a diferença entre as classificações, conhecer exemplos desses animais e o que podemos ou devemos fazer quando nos deparamos com qualquer um deles.

Os estudantes do segundo ano da manhã começaram  a realizar pesquisas. A Tutora explicou que na tutoria “lemos alguns textos, trocamos saberes nas rodas de conversa e ao final do processo realizamos a visita ao Instituto. Lá eles receberam informações sobre a história do museu e sua relação com a Universidade de São Paulo (USP), como por exemplo, que o local era uma fazenda do Dr. Vital Brasil, que fez uma troca com o governo, para a construção da USP e em troca receberam terras em São Roque, já que a cidade se urbanizava e o espaço e o ambiente para os cavalos usados na extração do soro se tornava limitado e estressante”, ressaltou.

Durante a visita as crianças também aprenderam sobre as pessoas e profissões que trabalham no Instituto (cientistas, pesquisadores, tratadores, etc), aonde é realizado o estudo, como é feita a extração do veneno da cobra e o que compõe o soro aplicado na pessoa picada.

Fabíola também contou que eles viram também outros soros e vacinas, “tão comuns para as crianças, e que são produzidas aqui, tão próximo de nós”. Segundo a Tutora foi uma atividade bastante prazerosa, a distância, percorrida à pé (os estudantes foram e voltaram à pé) foi compensada com a “vista de saguis (livres) na entrada do Instituto, o canto de uma diversidade de pássaros e o enriquecimento cultural”, completou.

Além disso, as crianças descobriram que as quintas-feiras, das 14h30 as 15h30, no serpentário, existe um projeto chamado “Mão na cobra”, no qual as crianças podem ter um contato bastante próximo com as cobras. Uma ótima sugestão de passeio para as famílias!

Confira uma Galeria de Imagens da visita.