Aula aberta de Análise Musical

O professor Marcinho promoveu uma aula aberta da Oficina de Análise Musical.

slide_show_analise_640_x_360_01

A oficina de Análise Musical do professor Marcinho é mais uma das oficinas culturais para os estudantes da Amorim Lima. Ela acontece às segundas e quartas feiras após o horário de aula da tarde. Para comemorar seu aniversário, que aconteceu no dia 29 de maio, o professor Marcinho organizou a oficina no palco do pátio coberto da escola.

Marcinho explica que não é somente a iniciação musical, aprender a tocar os instrumentos e ler as notas musicais, “aproveitamos as músicas que são trabalhadas para conversar sobre a origem dos compositores e assim falar, por exemplo, sobre os estados onde nasceram, localizá-los nas regiões do país, como é a cultura por lá, quantos anos viveram entre outras coisas”.

Outro ponto de destaque da oficina de Análise Musical é o trabalho em conjunto dos estudantes e a possibilidade de combinar os diferentes níveis de aprendizado e habilidades de cada um dos participantes. “Um vai ajudando e aprendendo com o outro”, completa Marcinho.

A festa foi muito divertida. A abertura contou com uma surpresa dos estudantes mais novos que entraram cantando e tocando “Parabéns a você” para o professor. A aula contou com mesas colocadas no pátio e palco à disposição de todos para se apresentar. Marcinho teve a companhia do professor Juan, de outra oficina de cultura da Amorim, o Coral Vilaindianense Mirim e da estudante Nicole do 8° ano.

Vieram também convidados especiais como a flautista Celina Charlie e o músico Tiago Stocco. Como sempre acontece na Aula de Análise Musical, Marcinho convida os estudantes a participarem de atividades como um programa de auditório e na noite da aula aberta, as famílias também foram convidadas a falar sobre os compositores e músicos.

Claro que tudo isso com muita música. Além das que estão sendo trabalhadas na oficina como Anunciação, de Alceu Valença, Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Sangue Latino, do Secos & Molhados, a noite teve Chico Buarque, Caetano Veloso, músicas do folclore brasileiro e performances especiais de Marcinho como Saci Pererê, Belchior e Inezita Barroso.

A última música da noite foi com toda a turma da oficina no palco juntamente com os convidados. Tudo terminou em uma grande mesa com bolos trazidos pelas famílias e compartilhados com todos.

Veja abaixo uma Galeria de Imagens da Aula Aberta de Iniciação Musical.

A Oficina de Análise Musical é uma das Oficinas Culturais oferecidas aos estudantes da Amorim Lima que estão ameaçadas de acabar por falta de verba para sua manutenção. Precisamos de apoio para a continuidade deste importante trabalho.

Qualquer quantia é bem vinda. Clique aqui e saiba como ajudar.