Visita a Estação Biologia

Os estudantes do segundo ano da tarde fizeram uma visita a Estação Biologia do Instituto de Biociências da USP.

 

A atividade pedagógica fez parte da Oficina ArteComCiência ministrada pela professora Massumi. A visita foi um complemento do trabalho de pesquisa sobre os insetos que a oficina vem desenvolvendo neste primeiro semestre.

A saída pedagógica aconteceu na última semana de maio. A professora Massumi levou a turma acompanhada de professoras e de algumas mães e pais para ajudar no trajeto com os estudantes entre a escola e a USP, que foi feito a pé.

A Estação Biologia é um projeto de extensão universitária gerido pelos alunos de graduação do Instituto de Biociências da USP. Recebe visitas escolares em um espaço de vivências pedagógicas e, ao longo do ano, realiza diversas ações educativas dentro e fora da universidade.

Chegando a Estação Biologia as crianças foram recebidas pelos estudantes da Faculdade de Biologia que atuam no projeto. Uma primeira conversa com a turma da Amorim tratou sobre o que se entende sobre a Biologia e o que são os seres vivos focando nos insetos.

As crianças foram dividas em dois grupos que se revezaram em atividades no laboratório e no Jardim de pesquisas da Faculdade de Biologia.

A turma que estava no Jardim conversava com os monitores sobre as Interações dos seres vivos principalmente com relação aos insetos. Em pequenos grupos eles participavam de um jogo que tinha a finalidade de mostrar e indicar quais as Interações que eram possíveis entre as imagens apresentadas em um cartaz. Depois desta etapa todos saiam caminhando pelo jardim para localizar mais Interações.

Enquanto isso, a turma que ficava no Laboratório tinha a disposição três mesas: uma com um formigueiro, uma com duas gavetas com insetos empalhados e a terceira com dois bichos-pau, uma fêmea e um macho que ficavam nas mãos de uma monitora.

A mesa mais agitada foi a dos bichos-pau. A monitora explicava as características dos insetos e permitia que as crianças tocassem nos bichos e até, aqueles que tinham coragem, os deixavam andar pelos braços. No formigueiro uma monitora explicava sobre a vida das formigas e mostrava a vida dentro do formigueiro que estava colocado em grandes potes de vidro.

Já na mesa dos insetos empalhados o monitor conversava com os estudantes sobre as famílias dos insetos e as características de cada uma delas.

Antes das trocas de locais a turma do segundo ano fez um lanche ao ar livre e depois das atividades todos se reuniram novamente no laboratório para o encerramento do dia. O retorno à escola foi novamente a pé e na chegada à Amorim o grupo formou uma roda de conversa com a tutora para falar sobre o passeio enquanto aguardavam a hora do jantar.

Veja abaixo duas Galerias de Imagens da atividade.

Galeria 1

Galeria 2

Saiba mais sobre a Estação Biologia.