Guia Prático – 2018

Guia Prático – 2018

Informações Importantes para mães, pais e familiares

(clique aqui para baixar o arquivo no formato pdf)

 

Guia prático da EMEF Desembargador Amorim Lima

 

Equipe gestora e de apoio

Direção:

Ana Elisa Siqueira

Assistentes de direção:

Elisangela Almeida, Daniela Sano

Coordenação pedagógica:

Lis Paglione Bonadio e Renata Camargo Cortese

Secretaria: Douglas Boni (Secretário), Vinícius Ramos do Nascimento (Auxiliar de secretaria)

Horário de Atendimento da Secretaria:

7h30 às 9h00, 13h00 às 15h00 e 19h00 às 20h00

ATE (Auxiliar Técnico Educativo):

Aline Yasmin Oliveira Inacio, Elaine Cristina Oliveira dos Santos, Eric de Oliveira, Julio Cezar Alves Pessoa e Teresinha Maria da Silva

 

Horário das Aulas

manhã – 7h às 12h

tarde – 13h às 18h

 

Refeições

Café da manhã: das 6h50 às 7h

Almoço: às 9h30 (ciclo 2) e 10h (ciclo 1)

Lanche da tarde: às 15h (ciclo 1) e 15h30 (ciclo 2)

Jantar: às 17h30 (primeiro ano) e 18h (ciclo 1 e 2)

 

A escola serve café da manhã e almoço no período matutino; lanche e jantar no período da tarde.  Os alimentos são de ótima qualidade e procedência, preparados com muito cuidado pelas cozinheiras da escola. O serviço é terceirizado e o cardápio balanceado por nutricionistas da prefeitura. Se o aluno possuir alguma restrição alimentar, comunique na secretaria. É possível trazer lanche de casa, mas recomendamos evitar refrigerantes, salgadinhos e doces de pacote. Oriente-o para que não consuma balas, chicletes e pirulitos na escola.

 

Água

Existem bebedouros no pátio e jardim. Pedimos que cada estudante traga sua garrafinha e caneca pessoais com nome, evitando o consumo desnecessário de copos descartáveis.

 

Uniforme escolar e roupas

A prefeitura fornece uniforme (camiseta, calça, bermuda, casaco, tênis) a todos os estudantes, mas seu uso no Amorim não é obrigatório. O uniforme é solicitado em passeios fora da escola. Recomendamos o uso de roupas confortáveis e adequadas para atividades físicas. Evite qualquer tipo de salto. É proibido o uso de tênis com rodinha.

 

Sobre o andamento de cada aluno

Quanto mais afinada a relação de familiares/responsáveis com educadores, melhor se desenvolverá a vida do estudante. Converse com o tutor de seu filho e participe das reuniões. A coordenação também pode solicitar a presença dos responsáveis pelo aluno para conversar e definir estratégias conjuntas.

 

Canais de comunicação – escola, comunidade

  • Bilhetes dos professores via aluno
  • Comunicados e avisos da gestão via aluno
  • Cartazes na porta da escola e no átrio
  • Cartazes pelos alunos no Grupo de Responsabilidade de Mural (GR Mural)
  • Notificações via e-mail da Comissão de Comunicação: para receber os informes sobre reuniões, eventos, encontros, mutirões etc da Comunidade Amorim Lima, preencha o cadastro em amorimlima.org.br/atualizar-dados/
  • E-mail: Assuntos pedagógicos: amorimlimapedagogico@gmail.com

Assuntos da comunidade: comunicacao@amorimlima.org.br

Direção: direcao@amorilima.org.br

 

O que fazer quando

  • Perdi ou encontrei objetos: entregar na secretaria. Alunos atuam no GR Achados e Perdidos
  • Faltas: Levar atestado para o tutor-educador
  • Doenças e/ou acidentes na escola: funcionários ligam para os pais ou responsáveis. Por isso mantenha os telefones de contato atualizados na secretaria. A escola não administra nenhum remédio. Existe uma Equipe de Socorristas na escola (grupo de funcionários com treinamento de Primeiros Socorros).
  • Observação importante: qualquer problema relacionado à  escola e seus alunos é de responsabilidade da gestão e deve ser reportado aos educadores e funcionários da escola antes de qualquer coisa.

 

Celulares e aparelhos eletrônicos

Os estudantes devem evitar trazer aparelhos eletrônicos e telefones celulares para a escola. Portanto, a escola não se responsabiliza por perda, avaria ou extravio destes objetos. Em caso de urgência, o estudante pode solicitar comunicação com a família na secretaria. Existem ainda dois telefones públicos no pátio interno da escola.

 

Biblioteca

Toda a comunidade pode retirar livros na biblioteca, bastando para que isso que se faça um cadastro.

A biblioteca é bastante diversificada, mas  não existem funcionários designados pela prefeitura para cuidar dela – este  trabalho é realizado por voluntários. A quantidade e disponibilidade destes voluntários é que determinará os dias e horários em que a biblioteca ficará aberta. Convidamos a todos para conhecer a biblioteca e inscrever-se como voluntário.

 

Festas e eventos

A EMEF Amorim Lima realiza diversas festas e eventos durante o ano letivo, com intensa participação da comunidade. As finalidades são variadas: comemoração, cultura, arrecadação de verba para a APM e outras. Algumas delas: Festa Junina (junho), Festa da Cultura, Feira de Ciências, Auto de Natal. E muito mais.

 

Reuniões entre Familiares e Tutores

As reuniões de pais e responsáveis com tutores são bimestrais. Se a família não puder comparecer à reunião de tutoria deve, existe a possibilidade de marcar uma conversa com o tutor do aluno. Todos os tutores dispoem de um horário semanal para atendimento aos pais.

 

Reuniões regulares

  • CONSELHO DE ESCOLA

Toda primeira quarta-feira do mês (19h30)*

Reunião mensal com a presença da gestão, funcionários, educadores, familiares, estudantes e comunidade para aprofundar e organizar os assuntos pertinentes ao projeto da escola: projetos, agenda, avaliação dos eventos, questões políticas, pedagógicas, administrativas, etc.

 

Obs.: Logo no  começo do ano letivo são eleitos os representantes dos diversos segmentos: pais, estudantes, educadores e funcionários. A reunião de Conselho de Escola é aberta a toda a comunidade. Participe!

 

  • ASSEMBLEIA DE PAIS

Toda última segunda-feira do mês (19h30)*

Reunião mensal entre familiares , responsáveis e estudantes. Nestes encontros são trazidas dúvidas, propostas, problemas, ações e assuntos pertinentes à vida escolar. É muito importante a presença do maior número possível de familiares nas Assembleias – todos são sempre bem vindos!

 

* As datas das reuniões estão sujeitas a alterações em função do calendário escolar

 

Vivências pedagógicas/território educativo

São atividades pedagógicas que professores e alunos realizam fora da escola, como visitas a museus, espetáculos teatrais e musicais, visitas a parques e comunidades, etc. Para tanto os professores encaminham uma solicitação de autorização que deve ser assinada pelos pais e responsáveis. A comunidade de pais é convidada a participar voluntariamente, como apoio.

 

Atividades extra-curriculares gratuitas

  • CAPOEIRA

A  Associação e Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA) oferece aulas de Capoeira às terças e quintas das 18h30 às 19h30. Mais informações: Secretaria da escola e www.capoeiraceaca.org.br

 

  • MARACATU BAQUE-LIVRE

Encontros às segunda e quartas das 18h às 20h.

 

  • CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE INGRESSO NO ENSINO MÉDIO

As aulas do cursinho são oferecidas por pais voluntários e acontecem no período noturno,  três noites por semana.

Os horários são decididos conjuntamente com a escola e divulgados para toda a comunidade.

 

  • Outras atividades são oferecidas ano a ano. Em 2017 aconteceram oficinas de violino, canto coral, análise musical, mangá, bordado, entre outras. Com a extinção de apoios governamentais, hoje em dia se mantêm com a colaboração da comunidade.  As famílias podem contribuir comprando ingressos , alimentos  e produtos da APM nas Festas da Escola e depositando diretamente na conta da APM.

 

Comissões

Na EMEF Amorim a comunidade pode contribuir com a escola através do trabalho voluntário. Para facilitar o engajamento e a organização desses trabalhos foram formadas algumas comissões:

 

 

O que significa?

  • TUTOR: É o educador que coordena um grupo de estudantes de um mesmo ciclo (em média 20 estudantes). Toda semana, às terças ou  quintas – acontece a TUTORIA – dia em que o tutor fica exclusivamente com seu grupo.
  • GRUPO DE ESTUDO: conjunto de 4 a 6 estudantes de um mesmo ano ou ciclo que trabalham juntos todos os dias no salão.
  • ROTEIRO: conjunto de atividades e exercícios sobre um mesmo tema, que funciona como guia para as pesquisas que devem ser realizadas autonomamente pelos estudantes, com apoio dos professores.
  • PESQUISA: momento em que o aluno se dedica a realizar roteiros, portfólios e fichas de finalização.
  • OFICINA: aulas específicas – matemática, leitura e escrita, inglês, artes, laboratório, cultura corporal, capoeira etc.
  • PORTFÓLIO/FICHA DE AVALIAÇÃO: instrumentos de avaliação dos estudantes em relação a seu aprendizado.
  • EIXO: aulas específicas que unem vários temas de roteiro e que necessitam exposições mais aprofundadas e dirigidas pelos educadores
  • RODA DE CONVERSA: momento de reunião diária entre estudantes e educadores para conversas, avaliações, colocações, decisões, compartilhamentos, aprofundamentos temáticos,  mediação de conflitos, etc.
  • GRUPOS DE RESPONSABILIDADE (GR): coletivos formados por estudantes, orientados por tutores e funcionários da escola, que possibilitam que os alunos cuidem dos espaços físicos ou materiais de uso coletivo da escola.

 

Os espaços físicos

  • TÉRREO: Átrio, Secretaria, Biblioteca, Sala dos professores, Sala da Coordenação Pedagógica, Sala de Conversa,  Diretoria, Sala de Recursos Multifuncionais, Laboratório de Ideias, Sala da Capoeira, Pátio Interno, Sanitários,  Sala do 1º ano, Sala de Artes, Cozinha e Refeitório
  • 1° ANDAR: Salão de Alfabetização, Salão Intermediário, Laboratório de Ciências
  • 2°ANDAR: Salão Autoral, Sala Multiuso I (Sala 11) e Sala Multiuso II (Sala 12).
  • ÁREA EXTERNA: Tenda, Parquinho, Deck, Horta,  Churrasqueira e forno à lenha, Pista de skate e Quadras poliesportivas