Festa da Cultura 2018 – Esportes e Brincadeiras

No dia 29 de setembro acontecerá a Festa da Cultura – 2018 da Amorim Lima. A Festa acontece das 11h às 17h. Esportes e Brincadeiras foi o tema escolhido pelos estudantes depois de diversas rodas de conversas, assembleias e momento de votação.

Após a escolha feita pelos estudantes, todas as Tutorias, do 1º ao 9º ano passaram a desenvolver pesquisas, atividades, saídas pedagógicas sobre as mais diversas questões que envolvem o tema, e suas mais variadas possibilidades, tais como: brincadeiras cantadas e brinquedos; brincado com a natureza e seus quatro elementos; xadrez; bonecas, circo, brincadeiras do Mundo, do Brasil e da África, esportes e brincadeiras do Japão; brincadeiras de rua; modalidades esportivas; Imaginação; objetos dos esportes e das brincadeiras, Olimpíadas e muito mais.

Clique aqui para ver a lista completa dos trabalhos desenvolvidos e onde conhecê-los no dia da Festa.

As famílias e comunidade também participam, além do dia a dia com as crianças, todos foram convidados para a apresentação que aconteceu nesta segunda-feira, 17, do documentário Tarja Branca, de Cacau Rhoden, que trata de como as brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual.

Todo este trabalho acontece desde o primeiro semestre quando teve início a escolha do tema e o resultado final de todas as pesquisas e processos de cada Tutoria será apresentado no dia da Festa da Cultura, por meio de exposições, apresentações, filmes, histórias, vivências e muito esporte e brincadeiras.

Abaixo você pode ver a programação das apresentações que acontecerão nas quadras e no palco.

 

E como toda festa boa precisa ter comida boa, a nossa festa da Cultura terá várias barracas de comidas, cuja venda reverterá as verbas para a manutenção das Oficinas Culturais de nossas crianças. Você pode ajudar nossa escola fazendo doações de alimentos. Confira neste link os alimentos não perecíveis que precisamos nesta semana.

Desde 2015 os estudantes escolhem o tema da Festa da Cultura. O tema escolhido, como acontece todos os anos, norteou as atividades de todas as tutorias, que o estudaram nos seus mais diversos aspectos e possibilidades. Em 2015, o tema foi Cinema, em 2016, a Música e em 2017, Games e Tecnologia.

A Festa da Cultura 2018 promete muita diversão, pois “brincar é usar o fio inteiro de cada ser. Quando você está usando seu fio inteiro de vida, você está brincando! E é profundamente sério isso.” (Maria Amélia Pereira – Pedagoga).

Abaixo a lista completa dos trabalhos desenvolvidos pelas Tutorias: