Olhares sobre Tecnologia e Games

A Festa da Cultura da Amorim Lima, que aconteceu no dia 7 de outubro e foi o fechamento de um processo que se iniciou em maio deste ano, possibilitou aos estudantes novos olhares e instigou vários questionamentos sobre a Tecnologia e os Games em nossa cultura e sociedade.

A primeira constatação foi a de que os temas saíram do óbvio, no sentido de não ver a tecnologia somente como uma coisa de computadores e celulares. Esta é sem dúvida uma das vertentes da Tecnologia, no entanto, não é a única nem a mais importante.

Em suas pesquisas e trabalhos os estudantes puderam ver que a tecnologia está em tudo o que temos em nossa vida. Foram muitos temas pesquisados. Clique aqui para ver a lista completa. As crianças do primeiro ano foram estimuladas a questionar “Os impactos das tecnologias na sociedade”, além de pensar em usar a tecnologia para os sonhos, e se perguntaram como ela pode ser utilizada para tornar a nossa vida melhor, mais prática, mais agradável.

Disso nasceram máquinas e equipamentos que, por exemplo, “preparavam” comida sem a necessidade de fazermos algo, somente apertando um botão. Também surgiu um cachorro robô que auxilia nas tarefas domésticas, um spinner gigante que pode limpar e tirar o pó, uma injeção que não dói e que não tem agulha.

Já o pessoal do segundo ano levantou a seguinte pergunta: “Como era antes de?”. Desta forma, em suas pesquisas começaram a descobrir como as pessoas faziam sem as coisas mais simples e corriqueiras de nosso dia a dia, como por exemplo, papel higiênico, pasta de dentes, sabonete entre tantas outras coisas comuns utilizadas em nossa higiene.

A primeira descoberta foi a de que elas não existiam desta forma. Assim começaram a perceber que a tecnologia não é somente “ter uma idéia genial” é preciso muito trabalho, pesquisa, estudo, tentativa e erro que permitiram, às vezes, que algo seja aperfeiçoado por anos. Isto permitiu ver que a tecnologia traz melhorias e também, que com ela, algumas habilidades são perdidas. Há sempre um contraponto em toda evolução.

Foram muitos trabalhos desenvolvidos. O Ciclo Interdisciplinar foi ver como é a tecnologia nos países africanos e a sua relação com o continente. Com isso, puderam olhar a África não como um único local e sim como um conjunto de culturas diversas e relacionadas entre si. Também analisaram a evolução das coisas na exposição “Passado, Presente e o Futuro” em uma grande linha do tempo.

Com o seguinte questionamento: “Tecnologia o que eu tenho a ver com isso?”, um grupo de estudantes do 5º e 6º se debruçou sobre os benefícios e problemas que as novas tecnologias, que são utilizadas com o surgimento da internet trouxeram para a sociedade e o que elas representam para os seres humanos. A primeira questão foi: Você já pensou na responsabilidade que tem no uso da tecnologia e dos games?

Deep Web, ou “Internet Profunda” ou “Internet Obscura”, ou seja, tudo aquilo que não é “indexado” pelo Google e não aparece aos cidadãos comuns quando se faz uma busca e os perigos que ela traz às crianças, adolescentes e jovens, enfim a toda a sociedade. O papel das Redes Sociais e o que ela está causando em nosso país e no Mundo. Tudo isso foi analisado e apresentado no dia da Festa da Cultura.

Também foram pesquisadas e estudadas as importantes descobertas e o domínio da tecnologia sobre o uso do fogo, da importância da água, do magnetismo, da eletricidade e como isto permitiu a evolução de uma série de atividades dos seres humanos.

A Tecnologia Assistiva mostrou várias tecnologias que auxiliam a vida das pessoas com alguma deficiência. Um dos exemplos mais famosos é o Braile. Também se encaixam neste tema os programas que auxiliam na utilização dos computadores e métodos de auxílio da aprendizagem.

Uma tecnologia muita utilizada em nossa escola no Laboratório de Ideias é o Scratch. O Scratch é uma linguagem de programação gráfica desenvolvida pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), especialmente para crianças, que oferece, aos pequenos programadores, um ambiente de desenvolvimento acolhedor que permite criar animações, histórias interativas ou jogos em um navegador.

O tema pesquisado na Festa da Cultura foi “Scratch Jogar? Estudar?”. O trabalho de nossa escola é tão reconhecido que recebemos durante a Festa da Cultura a visita do criador do Scratch, o professor Mitchel Resnick diretor do grupo Lifelong Kindergarten do MIT, que esteve no Brasil para a 1ª Conferência Scratch Brasil 2017, que aconteceu no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. Resnick fez questão de conhecer o que a nossa escola está produzindo e fez um passeio pelas apresentações da nossa Festa.

Além de comparecer em nossa festa ele participou da experiência dos estudantes com o Scratch na qual as pessoas se transformavam em um “programa de scratch humano”. Utilizando as bases desta linguagem de programação as pessoas atendiam a comandos e desenvolviam atividades em tempo real.

Games – Os games, claro, estiveram presentes em todas as pesquisas e trabalhos. Foi mostrada sua evolução, sua aplicação nas pesquisas e aprendizado e também na diversão. Uma das salas era só para jogar mesmo e se divertir. Muitos jogos foram desenvolvidos em Scratch, por nossos estudantes e compuseram as diversas apresentações de várias tutorias.

Os jogos de tabuleiro também estiveram presentes e foi mostrado que do mundo real foi para o virtual e do virtual ampliou e criou até um estilo de vida, o “Cosplay”. Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras “costume” (fantasia) e “roleplay” (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa presentes em muito games, mangás e animes.

Algumas tutorias escolheram fazer apresentações de teatro para explicar suas pesquisas, como foi o caso do grupo que pesquisou a tecnologia na aviação e contou a história de Santos Dumont. Também aconteceram as apresentações do Rap da Tecnologia e dos Jogos de Estratégia e Realidade Virtual.

Acompanhe aqui em nosso site que vamos apresentar um resumo de cada trabalho desenvolvido pelas tutorias para a Festa da Cultura.

Para dar um tempero a toda esta tecnologia tivemos também música com o grupo da Análise Musical, que também trouxe a tecnologia na letra da música de Gilberto Gil, Parabolicamará, que fala das distâncias que se encurtam e da vida que se modifica com a ação da tecnologia. E a comida? Ah, está tecnologia sempre está presente em nossas festas e cada vez mais aprimorada.

Veja abaixo algumas Galerias de imagens:

Galeria 1 – Fotos de Carlos Della Rocca.

Galeria 2 – Fotos Coletivo de Fotógrafos da Amorim Lima.