Folclore e tradições populares no Auto de Natal

No dia 7 de dezembro de 2019 aconteceu na Amorim Lima mais um Auto de Natal. Ele é uma das festas mais emocionantes da nossa escola, que ocorre todos os anos desde 2002.

O Auto de Natal foi trazido e desenvolvido especialmente para a Amorim Lima pela etnomusicóloga e especialista em cultura da criança no Brasil Lydia Hortélio, uma das principais pesquisadoras de tradições populares e música em nosso país. Neste “Natal Brasileiro” grupos se vestem e se adornam para dançar e cantar diante de um presépio. Em 2019, o Itau Cultural dedicou uma “ocupação” para Lydia Hortélio e seu trabalho.

As cantigas e loas recitadas, as músicas e os movimentos, o teatro e os adereços compõem o estilo próprio da louvação popular, que a escola resgata todos os anos para que as crianças possam festejar e brincar como antigamente.

Segundo a diretora da nossa escola, Ana Elisa, o Auto de Natal traz em si essa potência do novo e da continuidade. “É um momento inspirador. É um momento que a gente pode olhar para a comunidade, para as crianças e ver a importância que elas tem na escola e na vida”, ressaltou.

O Auto de Natal reúne simbolicamente pastores, floristas, roda de samba, palhaços que são representados pelas crianças do Ciclo I, que começam como “carneirinhos” do rebanho dos pastores e a cada ano vão mudando de “fase” até completarem todos grupos que compõem o Auto.

Veja aqui uma Galeria de Imagens do Auto de Natal (Fotos cedidas pela Simone Esaki).