10 motivos para amar nossa Festa Junina: 2 – tapioca

As mães e pais dos alunos do último ano precisam angariar fundos para a formatura de seus filhos. Por isso, eles têm uma barraca especial de doces e, tudo que for vendido ali, tem a verba destinada para a festança de colação de grau. A barraca estava apetitosa com bolo, brigadeiro, maria-mole… Mas, nesse ano, a novidade foi a tapioca. A empolgadíssima mãe Glaucia Maria Rodrigues de Souza passou a noite misturando os ingredientes dessa iguaria nordestina. E, no dia da festa, tinha um catinho especial com fogão para fazer a tapioca na hora. Os recheios podiam ser de doce de leite com coco ou de queijo. Delícia! A receita, passamos a baixo. Mas não garantimos que vai ficar tão bom quanto o da Glaucia. Depois de aprender a fazer a tapioca, lembre-se que esse é só segundo motivo para amar a Festa do Amorim (ainda tem mais motivos de dar água na boca).

Receita de Tapioca

Ingredientes
1 kg de fécula de mandioca
2 litros de água

Como fazer
Em uma tigela, coloque a fécula de mandioca de molho na água por 2 horas. Escorra a água e quebre a fécula em pedaços e deixe secar por 2 horas sobre um pano seco.
Passe por uma peneira. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo e, e com o auxílio de uma colher, espalhe uma porção da fécula peneirada, alisando bem para amaciar. Fica parecendo uma panqueca fina. Deixe em fogo baixo por 3 minutos ou até que tenha a massa se desgrude da frigideira. Daí, você vira como um omelete e deixa mais um pouquinho na frigideira.
Tire da frigideira, coloque o recheio de sua preferência (pode ser doce de leite, pode ser queijo, pode ser leite condensado, pode ser goiabada…), enrole e sirva quente. Rende 50 porções.
Você tem Facebook? Oba! Curta a página do Amorim: http://www.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima