Feira de Ciências 2012 acontece em novembro

Alunos do Amorim Lima aprendem sobre o cultivo de plantas na Estação Ciência
Alunos do Amorim Lima aprenderam sobre o cultivo de plantas na Estação Ciência
Depois do Feriadão, o Amorim Lima vai mergulhar na Ciência! A partir do dia 21de novembro, começa a montagem da Feira de Ciências 2012. Dia 22 e 23 de novembro, nos dois períodos, a mostra será trabalhada entre os próprios alunos e, no dia 24 de novembro, toda a comunidade pode aproveitar para aprender com os trabalhos dos estudantes. Anote: é sábado, 24 de novembro, das 10h as 12h.

“Devido aos feriados os estudantes terão pouco tempo para o preparo, mas achamos importante mostrar o que foi feito durante o ano”, conta a professora Solange Martins. Durante o ano houve várias oficinas de ciências preparadas pelos estudantes do Instituto de Física da USP. Os estagiários da USP escolheram as atividades que pudessem complementar a compreensão dos conceitos que estão nos roteiros.

Saiba quais serão os temas do período da tarde do ciclo 2:

5ª série (6ºano). Os alunos estudaram sobre a água em diversos aspectos: ciclo
da água, mudança de estados físicos, densidade relacionada com a
flutuação ou não dos objetos na água. Eles farão demonstrações com o terrário (ciclo da água), densidade (flutua/afunda) com ludião (ludião é um equipamento que ajuda a demonstrar o princípio de Pascal e explicar por que um objeto afunda ou não na água. Deu curiosidade? Venha à feira para ver como funciona).

6ª série (7º ano). O foco principal dos alunos foi os hábitos alimentares. Há vários grupos que ao longo do semestre criaram slides com o tema destacando a pirâmide alimentar, dietas, anorexia, obesidade. Eles assistiram aos vídeos “A dieta do palhaço”, sobre fast food – Mc Donald, e “Ilha das flores”, sobre o desperdício dos alimentos. Além disso, há trabalhos sobre animais pecilotérmicos e homeotérmicos (que têm a temperatura do corpo variável de acordo com a temperatura do ambiente ou que mantém uma temperatura de corpo constante). Um grande grupo pretende mostrar trabalhos sobre a reprodução de: minhocas, borboletas, mosca de frutas, plantas e dos humanos..

7ª série (8ºano) Estudos dos sistemas: respiratório, circulatório,
excretor, digestório e dos sentidos. Os alunos farão algumas demonstrações sobre a filtragem do sangue pelo rim, modelo de funcionamento do diafragma e pulmões, e teste com paladar,
olfato e visão (ilusão de óptica).

8ª série (9º ano) – Força, eletricidade e magnetismo. Uma instalação
com roldanas e uma instalação elétrica em uma residência (maquete
simples) serão apresentadas.

Também faz parte da programação da Feira de Ciências a participação de uma Gincana do Projeto Vivendo USP – Novos Talentos, no CIENTEC, que acontecerá no dia 24/11 e contará com cerca de 80 estudantes dos dois períodos (a maioria do
9º ano).

O Projeto Vivendo USP

Como você acompanhou aqui no site do Amorim, no Projeto Vivendo USP, os alunos visitaram o MAC, o MAE, o Museu da veterinária, a Estação Ciências, o Instituto de Biologia, o Instituto de Física, o prédio de Física Moderna (Pelletron), o Instituto de Química, o Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas), Instituto de Ciências Biomédicas e Anatomia Humana. Na Feira de Ciências, você poderá também ver algumas fotos dessas visitas.

Você tem perfil no Facebook? Curta a página do Amorim e receba as notícias da escola (www.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima)