Guia Prático – 2017

Neste Guia Prático os familiares que estão chegando à Amorim Lima encontram as informações necessárias para conhecer melhor nossa escola. Ele é o primeiro passo para se integrar a Comunidade Amorim.

guia_2017_640_x_360

Informações Importantes para mães, pais e familiares

(clique aqui para baixar o arquivo no formato pdf)

 EMEF Desembargador Amorim Lima

Rua Prof. Vicente Peixoto, 50 Vila Indiana.

 Tel.: 3726-8049/ 3726-1119

 Horário das aulas

Manhã: das 7h às 12h

Tarde: das 13h às 18h

 

Quem é quem:

Diretora: Ana Elisa Siqueira

Assistentes de direção: Elisangela Almeida, Daniela Sano.

Coordenação pedagógica: Lis Paglione Bonadio e Renata Camargo Cortese.

Secretaria: Douglas Boni (Secretário), Vinícius Ramos do Nascimento (Auxiliar de Secretaria).

Horário de Atendimento da Secretaria:

7h30 às 9h, 13h às 15h e 19h às 20h.

Auxiliar Técnico Educativo (ATE): Júlio Cezar Alves Pessoa, Mirna Jacob, Elaine Cristina Oliveira dos Santos e Aline Yasmin Oliveira Inácio.

Agente Escolar: Teresinha Maria

 

Para resolver questões relativas ao seu filho

 

  1. Entre em contato com a Secretaria da escola e peça uma reunião com o tutor do seu filho. No dia da reunião com os pais, os educadores indicarão os horários em que ficam disponíveis para atender as famílias.

 

  1. Quando a escola/educador solicitar a presença dos pais ou responsáveis para falar sobre atitude ou desempenho dos estudantes, é muito importante atender, pois quanto mais próximos e afinados estiverem familiares e educadores, melhor será a vida escolar dos estudantes.

 

Canais de comunicação entre a escola, a comunidade e as famílias

  • Bilhetes
  • Reuniões mensais (Conselho de Escola e Assembleia de Pais e Mães) e bimestrais (Tutoria)
  • Horário de plantão de cada educador
  • E-mails:

Para assuntos pedagógicos: amorimlimapedagogico@gmail.com

Para assuntos da comunidade: comunicacao@amorimlima.org.br

O que fazer quando:

  • Perder ou achar algo: procurar a secretaria da escola
  • O estudante precisa faltar: levar atestado para o tutor-educador do aluno.
  • Se um estudante ficar doente ou se machucar na escola: um funcionário ligará para os pais ou responsáveis, por isso é muito importante manter os telefones de contato sempre atualizados na secretaria.A escola não administra nenhum remédio. Existe uma Equipe de Socorristas na escola (grupo de funcionários com treinamento de Primeiros Socorros).
  • Ocorrer conflitos: Procurar tutores/educadores e a equipe pedagógica relatando o ocorrido.
  • Observação importante: Antes de a família tomar qualquer atitude pessoal, deve recorrer aos profissionais da escola relatando o ocorrido e buscando orientação.

Refeições

Café da manhã: das 6h50 às 7h

Almoço: às 9h30 (Ciclo II) e 10h (Ciclo I)

Lanche da tarde: às 15h (Ciclo I) e 15h30 (Ciclo II)

Jantar: às 17h30 (primeiro ano) e 18h00 (Ciclos I e II)

A alimentação da escola é preparada e servida por empresa terceirizada contratada pela prefeitura. As refeições são balanceadas e supervisionadas por nutricionistas, sendo de boa qualidade, variedade e dentro das normas técnicas de higiene no preparo dos alimentos.

Os estudantes podem trazer lanche de casa desde que não sejam salgadinhos, refrigerantes e doces (balas, pirulitos, chicletes etc.). Pedimos a todos que orientem seus filhos a evitar que comprem balas, chicletes e pirulitos e tragam para a escola.

Segundo a Carta de Princípios, os estudantes não devem mascar chicletes durante o período de aulas.

 Água

A escola não oferece bebidas durante as refeições. Existem bebedores no pátio e no jardim. Pedimos a todos os estudantes que tragam suas garrafinhas e canecas para beber água, evitando colocar a boca na torneira ou beber água com as mãos sujas.

Uniforme escolar e roupas do dia a dia

A Prefeitura da cidade de São Paulo oferece uniforme escolar para todos os estudantes, no entanto, o seu uso não é obrigatório. Contudo, sugerimos que os estudantes estejam de uniforme sempre que houver passeios fora da escola.

Pedimos que os estudantes venham com roupas adequadas para atividades esportivas e atividades corporais.

Ex.: calça de moletom, bermuda, camiseta branca, tênis. Deve-se evitar sapatos de salto, chinelos e tênis com rodinhas. É muito importante que todas as roupas estejam com o nome do aluno.

 Aparelhos eletrônicos

Os estudantes devem evitar trazer aparelhos eletrônicos e telefones celulares para a escola, pois a escola não pode se responsabilizar por perda, avaria ou extravio.

Caso o aluno tenha necessidade de se comunicar com a família em caso de urgência, deve procurar um funcionário da escola para usar o telefone da secretaria. Além disso, existem dois telefones públicos no pátio interno da escola.

Livros didáticos

Os livros didáticos devem ser muito bem cuidados por todos, pois eles serão usados por pelo menos três anos seguidos, e por vários alunos.

Orientamos aos familiares que encapem os livros com plástico para protegê-los melhor.

 Biblioteca da escola

A Biblioteca do Amorim passou por uma ampla reforma e reestruturação e foi inaugurada em fevereiro de 2015.

A quantidade e disponibilidade dos voluntários é que determinará os dias e horários em que a biblioteca ficará aberta.

Venha conhecer nossa Biblioteca – e se inscrever como voluntário.

Festas da escola

 Festa Junina (junho)

Festa da Cultura (setembro)

Auto de Natal (dezembro)

Acontecem também: Café da manhã de boas vindas, Festa do Dia das Mães, Festa do Dia dos Pais, Batizado da Capoeira, Formatura, entre outras.

Reuniões de pais

As reuniões são bimestrais. Se a família não puder comparecer à reunião de tutoria, deve assim que possível marcar uma conversa com o educador (tutor) do seu filho para se inteirar do que foi discutido.

Todos os tutores tem um horário semanal destinado especificamente para conversar com os pais. Pergunte na Secretaria ou diretamente ao tutor do seu filho qual é o dia e horário que ele tem reservado para isto.

Reuniões regulares

  • CONSELHO DE ESCOLA

Toda primeira quarta-feira do mês (19h30) *

Reunião mensal com a presença da direção, funcionários, educadores, pais, responsáveis e comunidade, para levantamento e discussões de assuntos relativos a toda a escola, projetos, agenda, avaliação dos eventos, questões políticas, pedagógicas, administrativas, etc.

Obs.: No começo do ano são eleitos os representantes dos diversos segmentos: pais, alunos, educadores e funcionários. A Reunião de Conselho de Escola é aberta a toda a

Comunidade, e mesmo você não sendo representante, a presença constante da comunidade escolar é de suma importância.

  • ASSEMBLEIA DE PAIS

Toda última segunda-feira do mês (19h30) *

Reunião mensal entre pais, familiares e estudantes. Nestes encontros são trazidas questões, dúvidas, propostas, problemas, ações e assuntos pertinentes à vida escolar dos estudantes. É muito importante a presença do maior número possível de familiares nas Assembleias – todos são sempre bem vindos!

* As datas das reuniões estão sujeitas a alterações em função do calendário escolar.

 

Vivências Pedagógicas/Território Educativo

Vivências pedagógicas são atividades realizadas fora da escola com a participação dos estudantes e educadores.

Ex.: museus, exposições, espetáculos teatrais e musicais, parques, comunidades etc. Quando ocorrerem estas vivências, será enviada uma autorização à família, que deverá vir assinada pelo responsável no prazo estabelecido pelo educador.

Estas vivências fazem parte do projeto pedagógico e é importante a participação de todos os estudantes. Muitas vezes, pais voluntários são convidados a participar dessas saídas para ajudar no acompanhamento dos alunos, proporcionando uma maior integração entre familiares, educadores e estudantes.

 

Atividades extracurriculares gratuitas

  • Capoeira

A Associação e Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA) oferece aulas de Capoeira. Terças e quintas das 18h às 19h30.

Mais informações: Secretaria da escola e www.capoeiraceaca.org.br

  • Cursinho preparatório para exames de ingresso no ensino médio

As aulas do cursinho são oferecidas por pais voluntários e acontecem no período noturno. Três vezes por semana.

Os horários são decididos conjuntamente com a escola e divulgados para toda a comunidade.

  • MARACATU BAQUE-LIVRE

Encontros as segundas e quartas das 18h às 19h.

 

Projetos e eventos que necessitam da ajuda da comunidade

Aqui na Amorim, todo mundo pode ajudar a construir uma escola melhor. Normalmente os familiares se organizam em comissões, pessoas que se juntam para realizar projetos de melhorias na nossa escola.

Existem atualmente as seguintes comissões listadas abaixo. Elas necessitam constantemente de mais pessoas ajudando. Quem quiser pode oferecer outros projetos que considere pertinentes e que visem o melhor para todos os estudantes da escola:

 

O que significa:

  • TUTOR: é o educador que coordena um grupo de estudantes de um mesmo ciclo (em média 20 estudantes). Toda semana às terças-feiras ou às quintas-feiras acontece a TUTORIA – dia em que o tutor fica exclusivamente com seu grupo de tutoria.
  • GRUPO DE ESTUDO: conjunto de 4 a 6 estudantes de um mesmo ano ou ciclo que trabalham juntos todos os dias na escola.
  • ROTEIRO: conjunto de atividades e exercícios sobre um mesmo tema que funciona como guia para a pesquisa dos estudantes.
  • PESQUISA: momento em que o aluno se dedica a realizar roteiros, portfólios e fichas de finalização.
  • OFICINA: aulas de matemática, leitura e escrita, inglês, artes, laboratório, informática, cultura corporal, capoeira etc.
  • PORTFÓLIO/FICHA DE AVALIAÇÃO: instrumentos de avaliação dos estudantes em relação a seu aprendizado.
  • EIXO: aulas específicas que unem vários temas de roteiro e que necessitam exposições mais aprofundadas e dirigidas pelos educadores
  • RODA DE CONVERSA: momento de reunião diária dos estudantes para conversas, avaliações, colocações, decisões, compartilhamentos, questões de mediação de conflitos entre os estudantes etc.
  • Grupos de Responsabilidade: são coletivos formados por estudantes e orientados por tutores e funcionários da escola e que tem como objetivo promover ações e cuidados para espaços físicos ou materiais de uso coletivo da escola.

Os espaços da escola

  • TÉRREO: Átrio, Secretaria, Biblioteca, Sala dos professores, Laboratório de ideias, Salão do primeiro ano, Sala de artes, SAAI – Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, Pátio interno, Sanitários, Cozinha e Refeitório.
  • 1° ANDAR: Salão do ciclo de alfabetização, Salão do ciclo interdisciplinar, Laboratório de ciências.
  • 2°ANDAR: Salão do ciclo autoral, Salas 11 e 12.
  • ÁREA EXTERNA: Tenda, Parquinho, Deck, Horta, Pista de skate e Quadras poliesportivas.