Estudantes da Amorim Lima recebem medalhas na OBMEP

Quatro estudantes da Amorim conquistaram medalhas na edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Uma de ouro e três de prata. Já na premiação de 2016, que aconteceu agora neste ano, três estudantes da nossa escola receberam medalhas sendo duas de prata e uma de bronze.

Os medalhistas da Amorim Lima da edição de 2016 foram: Pedro Pinheiro Querubini e Teo Bressane Sabadin com medalhas de prata do Nível II (8º e 9º anos) e Luana Midori Del Mastro com medalha de bronze do Prata – Nível I (6º e 7º anos). Além disso, nossos estudantes receberam 12 Menções Honrosas. Isto em um total de 24 participantes.

Este desempenho rendeu a professora Maria Silvia e a nossa escola homenagens durante a noite de premiação.

Veja abaixo os Medalhistas e Menções Honrosas de 2016

Medalhas
PEDRO PINHEIRO QUERUBINI – Prata – Nível I
TEO BRESSANE SABADIN – Prata – Nível I
LUANA MIDORI DEL MASTRO – Prata – Nível II

Menção Honrosa
Nivel I
ELIS IIZUKA CASSETTARI
FERNANDA GUEDES BOFFELLI
ISABEL JACOBELIS SCARDUA
JORGE YOIAKIYA PAIVA
MEL ANTUNES DE ANDRADE ZOLLI
SAULO CAMPOS DE SOUZA

Nivel II
ANA ELISSA MORAES MENEZ
ANDRE CHAPUIS FONSECA
ANTONIA LEIS JORGE CANELLA
ÍTALO TELES RIVAS
MARCOS FELIPE BARBOSA PORTELLA
PEDRO HENRIQUE SOARES PEREIRA

Estas medalhas não são um fato isolado nem as primeiras conquistas feitas pelos estudantes da Amorim nas participações da escola na OBMEP. As alunas e alunos da Amorim participam da Olimpíada desde a primeira edição em 2005. As primeiras medalhas vieram no ano de 2008 e de lá para cá não pararam mais. Somando todas as participações os estudantes de nossa escola já receberam 30 medalhas e 68 menções honrosas.

Em 2014 aconteceu a melhor participação dos estudantes de nossa escola, até o momento, com duas medalhas de ouro e três de prata e duas de bronze, além das seis menções honrosas. É importante lembrar que esta olimpíada é nacional e que são 350 medalhas distribuídas para todo o país.

Programa de Iniciação Científica – A professora Maria Silvia destaque que além do incentivo ao estudo da Matemática a Olimpíada oferece a oportunidade aos medalhistas de participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da USP. Ela explica ainda que conforme o desempenho dos estudantes, o programa pode ser estendido a faculdade no período da graduação e pós graduação.

O PIC é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais.

Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.

Edição de 2017 – No dia 21 de novembro aconteceu a prova final da edição deste ano e novamente nossos estudantes marcaram presença e ganharam medalhas: uma de ouro e três de prata, todas no Nível I. A de ouro ficou com Marcos Felipe Barbosa Portella e as de prata com Enzo Salvatore Galarezi Condini, Caetano G. de Avila Costa e Joaquim Bergamin Rodrigues. Além disso, recebemos quatro menções honrosas: três no Nível I e uma no Nível II. As medalhas serão entregues em 2018.

Veja abaixo os Medalhistas e Menções Honrosas de 2016

Medalhas
MARCOS FELIPE BARBOSA PORTELLA – Ouro – Nível I
ENZO SALVATORE GALAREZI CONDINI – Prata – Nível I
CAETANO G DE AVILA COSTA – Prata – Nível I
JOAQUIM BERGAMIN RODRIGUES – Prata – Nível I

Menção Honrosa
Nível I
LUANA MIDORI DEL MASTRO
FRANCISCO ARBEX RODRIGUES CADAVAL
BEATRIZ ALVES CHAGAS RODRIGUES

Nível II
FERNANDA GUEDES BOFFELLI

Mais medalhas em nova competição – Os estudantes da Amorim Lima também participaram da I Liga Promat promovida pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Francisco Arbex R. Cadaval e Caetano Gonçalves de Avila Costa, com fôlego de gatos, além de competirem na OBMEP, participaram, em dupla, da categoria Infanto-Juvenil (6º e 7º) da Liga Promat, passaram a final e foram premiados entre os três primeiros.

A Liga Promat 2017 é uma competição matemática destinada a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo, visando a promover a Resolução de Problemas como forma de fazer Matemática num ambiente rico e estimulante. Esta competição tem como diferencial, a participação dos alunos em equipes (grupos de 2 a 4 integrantes), em suas duas fases.

A professora Maria Silvia destaca que o quando começa o período das provas para a OBMEP, os estudantes da Amorim que participam da competição, tem no contraturno um treinamento muito intenso que tem início em abril e vai até a data das provas.