Ação e Participação na Festa Junina da Amorim

No dia 23 de junho aconteceu a grande Festa Junina de nossa escola. Ela é uma das mais importantes festas do calendário da Amorim Lima. Ela é a aplicação real de Ação e Participação proposta no Projeto Político Pedagógico (PPP) de nossa escola.

A Festa Junina é uma das Ações Estratégicas PPP da Amorim Lima, que são pensadas para colocar em prática, os objetivos gerais e específicos do PPP. Para ajudar a lembrar, seguem abaixo os Objetivos Específicos do Projeto Político Pedagógico:

  1. Elevar o grau de compromisso por parte de todos na escola, que no âmbito do projeto significa conhecê-lo plenamente, identificar-se com ele, fazendo disso sua prática.
  2. Ampliar as experiências culturais para a transformação das relações entre os homens em sociedade.
  3. Desenvolver e implementar uma intencionalidade educativa que seja clara e compartilhada por todos.
  4. Reafirmar nas ações educativas, os valores de autonomia, solidariedade, democracia participativa e responsabilidade.
  5. Garantir diferentes instâncias de participação na vida da escola em consonância com as leis.
  6. Criar e organizar os espaços para o pleno desempenho do projeto.

O planejamento para a festa e tudo o que acontece para a sua execução antes, durante e depois do dia da Festa Junina são guiados por estes objetivos e, no conjunto, a realização na prática deles.

Estudantes, famílias, mães, pais, professoras, professores, tutores, gestão, quadro de apoio, enfim toda a Comunidade Escolar se envolve nos trabalhos e funções para que a Festa Junina possa ser ao mesmo tempo aprendizado, diversão, integração e principalmente um espaço de Ação e Participação de todos.

São vários voluntários que se dedicam desde o começo do ano a organizar e preparar as prendas que são distribuídas na festa. Prendas produzidas com materiais reclicados, reaproveitados e feitos pelas crianças e suas famílias com o apoio da Comissão de Festas e Prendas. As Comissões de nossa escola também são o resultado de Ações Estratégicas do PPP.

Na quinta-feira que antecede a festa começa a montagem das barracas e das brincadeiras. Na sexta-feira a noite, entra a turma que vem preparar as comidas para a Festa Junina, que este ano contou com o apoio da recente Comissão de Horta, Alimentação e Sustentabilidade (CHAS). Tudo isto feito por pessoas que vem dedicar seu tempo e energia para o bem comum de todos.

Enquanto isso, com pelo menos dois meses de antecedência as tutorias começam a preparar as apresentações culturais um ponto muito forte dentro dos Objetivos Específicos do PPP: a Cultura, prioritariamente a cultura brasileira.

Nesta festa tivemos muita variedade de representações culturais de nosso país: Coco, Boida Lua, Siriá, Ciranda, Capoeira, Xote, Cantos de Trabalho, Boi de Matraca, Boi de Mamão, Pau de Fita, Cacuriá, Congada, Meninda do Candeeiro, Maracatu e a Quadrilha que não poderia faltar.

As apresentações contaram com música ao vivo, executada por um grupo formado por estudantes, mães, pais, professores, professoras, funcionários da escola e amigos da Amorim Lima. O sucesso foi tão grande que muitas pessoas queriam “levar um CD do grupo”!

Tudo isso, pesquisado e trabalhado dentro das tutorias e oficinas, que são dois dos vários dispositivos, que permitem a realização na prática dos Objetivos Específicos do Projeto Político Pedagógico da Amorim Lima.

Como toda festa precisa ter afeto e comida boa, nossa festa tem muito afeto e também muita comida boa! Aqui temos outro espaço de Ação e Participação da nossa escola. Os alimentos são doados pela comunidade e como vimos anteriormente preparados por grupos de mães e pais voluntários.

As barracas das comidas ofereceram desde os tradicionais: cachorro quente, pipoca, milho, churrasco, entre outros, além de contar com comida vegana e as feitas com os produtos da nossa horta. Todo o trabalho nas barracas é feito por familiares que se revezam nos cuidados. Muitas vezes acompanhados de suas crianças, caso elas queriam participar. Os estudantes do 9º ano cuidam da barraca de doces, que tem a renda toda revertida para a festa de formatura. Cada barraca é organizada e coordenada por uma tutoria.

O mesmo acontece com as brincadeiras que também funcionam com a coordenação de tutores e a participação das famílias. Nas brincadeiras as crianças atuam tanto do lado de dentro das barracas, ajudando na recepção das fichas e organização das brincadeiras, como no lado de fora, brincando quase sem parar. Neste ano, aconteceram dois mutirões para reformar e duplicar as brincadeiras. Desta maneira as filas foram muito pequenas e a diversão foi muito maior. Também aconteceu a estreia do “Chute a gol”, na qual quem jogava precisava acertar um chute no gol, só que ele estava cheio de bambolês. Cada bambolê tinha uma pontuação diferente. Esta brincadeira fez sucesso entre as crianças e os adultos.

O encerramento da festa é feito com o Ritual Fogo e o Cortejo das Lanternas. No Ritual do Fogo, a turma do 9º ano que deixará a escola, passa aos pequenos do 1º ano, o fogo que simboliza o conhecimento que mantém nossa escola viva e projeta a sua continuidade. Com isso, a comunidade sai a rua em cortejo, levando a luz deste conhecimento para todos.

No entanto, se você pensa que o trabalho terminou por aí está enganado. Enquanto o cortejo está na rua, uma turma esta na escola, desmontando as barracas e brincadeiras, limpando a cozinha, arrumando tudo, deixado a nossa escola llimpa e cuidada para que na segunda as crianças cheguem e o aprendizado continue.

Veja abaixo algumas Galerias de Imagens da Festa Junina de 2018.

Galeria 1

Galeria 2

Galeria 3

Galeria 4

Galeria 5