Descobertas e integração nas reposições de aulas

Entre os dias 10 a 13 de julho, a Amorim Lima realizou parte da reposição de aula, devido à greve dos professores, que aconteceu de 8 a 27 de março, contra a aprovação do Projeto de Lei 621/2016.

O movimento durou 15 dias com a suspensão parcial das atividades em nossa escola. A comunidade acompanhou de perto a atuação dos professores, que vieram à escola durante parte do recesso de julho para repor os dias letivos e efetivar o compromisso de atender aos estudantes assumido durante a greve. As turmas dos ciclos autoral, interdisciplinar e do primeiro ano estiveram presentes.

Dirigidos pelas professoras Érica e Lia, os estudantes do primeiro ano participaram de rodas de história e da organização dos jogos.

No dia seguinte, continuando as atividades do pessoal do primeiro ano, aconteceram roda de história e confecção de um alfabeto móvel, para que as crianças levassem para casa e brincassem com as letrinhas. Teve também início uma sequência de atividades com o Júlio, pai da Olga, sobre medidas e pensando a parede externa do salão do primeiro ano que receberá um graffiti neste semestre.

Na quinta-feira, 12 o primeiro momento do dia, com as professoras Érica e Lia foi de roda de história, roda de desenho, visita à horta da escola e brincadeiras na rampa. “Vivenciamos mais atividades de medidas com o Júlio, aprendendo sobre palmo, pés, metro e pensando possibilidades de cenários para a parede”, explicou a professora Lia.

Finalmente, na sexta-feira, 13 o dia iniciou com uma roda de história na biblioteca, com a professora Lia, que incluiu um tempo para leitura também. Logo após teve “hora do brinquedo” e na sequencia as crianças confeccionaram plaquinhas para sinalizar os pés de milho na horta. “Na segunda parte do dia, os estudantes do primeiro ano receberam a visita de dona Úrsula, avó do Arthur que nos encantou com suas brincadeiras, conversas e seu violão” explicou Lia.

Entre as atividades com o ciclo autoral, os professores Eliton, Cristina, Nilo, Carina, Wesley e Luciana reservaram dentro do Espaço de leitura, experimentação musical, científica e outras interações e trocas de conhecimentos.

Realizaram Roda de conversa sobre a visita de pesquisa de campo ao museu-cemitério da Consolação e sobre a importância da greve, das reposições mais atraentes e conectadas com interesses e necessidades de estudantes como as saídas culturais.

No sábado, 30/6 uma das atividades de reposição foi o “Passeio ao SESC 24 de Maio” exposição JAMAICA JAMAICA! com as tutorias de Cristina, Mariana e Wesley. Os estudantes conheceram um pouco da história e cultura da Jamaica por meio da música.

Veja aqui algumas imagens das atividades.