Guia Prático – 2019

Todos os anos, no começo do ano letivo, nossa escola oferece um Guia Prático especialmente para as novas famílias, que traz informações importantes para mães, pais, responsáveis e familiares sobre o funcionamento de questões práticas de nossa escola.

Com ele sua família poderá se localizar e entender o funcionamento da Amorim Lima.

(clique aqui para baixar o arquivo no formato pdf)

Guia prático da EMEF Desembargador Amorim Lima – 2019

 EQUIPE GESTORA E DE APOIO

Direção: Ana Elisa Siqueira

Assistentes de direção: Elisangela Almeida e Daniela Sano

Coordenação pedagógica: Lis Paglione Bonadio e Renata Camargo Cortese

Secretaria: Douglas Boni (Secretário), Ednéia Moresse e Vitor Freire dos Santos (Auxiliar de secretaria)

ATE (Auxiliar Técnico Educativo): Julio Cezar Alves Pessoa, Teresinha Maria da Silva, Elisia de Jesus Santos Marcelino, Maria de Fátima Correia da  Silva, Bruno Gomes de Souza, Mariá Glória Rodas

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA:

7h30 às 9h, 13h às 15h e 19h às 20h

 

HORÁRIO DAS AULAS

manhã: 7h às 12h

tarde: 13h às 18h

 

REFEIÇÕES

Café da manhã: das 6h50 às 7h

Almoço: 9h30 (ciclo 2) e 10h (ciclo 1)

Lanche da tarde: 15h (ciclo 1) e 15h30 (ciclo 2)

Jantar: 17h30 (1º ano) e 18h (ciclo 1 e 2)

 

A escola serve café da manhã e almoço no período matutino; lanche e jantar no período da tarde. Os alimentos são de ótima qualidade e procedência, preparados com muito cuidado pelas cozinheiras da escola. O serviço é terceirizado e o cardápio balanceado por nutricionistas da Prefeitura. Se o estudante possuir alguma restrição alimentar, comunique a secretaria. É possível trazer lanche de casa, mas recomendamos evitar refrigerantes, salgadinhos e doces de pacote. Oriente suas crianças para que não consuma balas, chicletes e pirulitos na escola.

Acompanhe o trabalho do  CHAS – Comissão de Horta e Alimentação e Sustentabilidade de nossa escola, que trabalha no apoio à educação ambiental e alimentar na Amorim Lima.

 

ÁGUA

Existem bebedouros no pátio e jardim. Pedimos que cada estudante traga sua garrafinha ou caneca pessoais com nome, evitando o consumo desnecessário de copos descartáveis.

 

UNIFORME ESCOLAR E ROUPAS

A Prefeitura do município de São Paulo fornece uniforme (camiseta, calça, bermuda, casaco, tênis) a todos os estudantes, mas seu uso na Amorim Lima não é obrigatório. O uniforme é solicitado em passeios fora da escola. Recomendamos o uso de roupas confortáveis e adequadas para atividades físicas. Evite qualquer tipo de salto. É proibido o uso de tênis com rodinha.

 

COMO SABER COMO ESTÁ O DESENVOLVIMENTO DE CADA ESTUDANTE

Quanto mais afinada a relação de familiares/responsáveis com educadores, melhor se desenvolverá a vida do estudante. Converse com o tutor de sua filha ou filho e participe das reuniões de tutoria. A coordenação também pode solicitar a presença dos responsáveis pelo estudante para conversar e definir estratégias conjuntas.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO – ESCOLA, COMUNIDADE

  • Bilhetes dos professores (via estudante)
  • Comunicados e avisos da gestão (via estudante)
  • Cartazes na porta da escola e no átrio
  • Cartazes do Grupo de Responsabilidade de Mural (GR Mural)
  • Notificações via e-mail da Comissão de Comunicação.
    Para receber os informes sobre reuniões, eventos, encontros, mutirões etc da Comunidade Amorim Lima, preencha o cadastro em amorimlima.org.br/atualizar-dados/
  • site: www.amorimlima.org.br – página da escola com informações sobre os principais acontecimentos
  • Facebook: www.facebook.com/EMEF.Desembargador.Amorim.Lima/ – página oficial da escola
  • Facebook: www.facebook.com/groups/comunidadeamorim/ – grupo da comunidade, administrado por mães e pais. Público: familiares, responsáveis e professores
  • WhatsApp: algumas tutorias possuem grupos de WhatsApp com pais, mães, responsáveis e educadores como canal de comunicação
  • e-mail:

Assuntos pedagógicos: amorimlimapedagogico@gmail.com

Assuntos da comunidade: comunicacao@amorimlima.org.br

Direção: direcao@amorilima.org.br

  • Telefone da secretaria: 3726-8049

O QUE FAZER QUANDO…

  • Perdi ou encontrei objetos: entregar na secretaria. Estudantes atuam no GR Achados e Perdidos
  • Faltas: Levar atestado para o tutor-educador
  • Doenças e/ou acidentes na escola: funcionários ligam para os pais ou responsáveis. Por isso, mantenha os telefones de contato atualizados na secretaria. A escola não administra nenhum remédio.

 

Observação importante: qualquer problema relacionado à escola e seus estudantes é de responsabilidade da gestão e deve ser reportado aos educadores e funcionários da escola antes de qualquer coisa.

 

CELULARES E APARELHOS ELETRÔNICOS

Os estudantes devem evitar trazer aparelhos eletrônicos e telefones celulares para a escola. Portanto, a escola não se responsabiliza por perda, avaria ou extravio destes objetos. Em caso de urgência, o estudante pode solicitar comunicação com a família na secretaria. Existem ainda dois telefones públicos no pátio interno da escola.

 

BIBLIOTECA

Toda a comunidade pode retirar livros na biblioteca, bastando para isso que se faça um cadastro.

A biblioteca é bastante diversificada e sua manutenção é feita totalmente por voluntários, familiares de nossos estudantes. A quantidade e disponibilidade destes voluntários é que determinará os dias e horários em que a biblioteca ficará aberta. Convidamos a todos para conhecer a biblioteca e inscrever-se como voluntário.

 

FESTAS E EVENTOS

A EMEF Amorim Lima realiza diversas festas e eventos durante o ano letivo, com intensa participação da comunidade. Todos estes eventos estão ligados intimamente como Projeto Político Pedagógico de nossa escola. Saiba mais sobre ele neste link.

Algumas delas: Festa Junina (junho), Festa da Cultura, Feira de Ciências e Auto de Natal.

 

REUNIÕES ENTRE FAMILIARES E TUTORES

As reuniões de familiares e responsáveis com tutores são bimestrais. Se a família não puder comparecer a esta reunião, existe a possibilidade de marcar uma conversa com o tutor do estudante. Todos os tutores dispõem de um horário semanal para atendimento aos familiares dos estudantes.

 

REUNIÕES REGULARES

 

CONSELHO DE ESCOLA

Toda primeira quarta-feira do mês (19h30)*

Reunião mensal e aberta a toda a comunidade com a presença da gestão, funcionários, educadores, familiares, estudantes e comunidade para aprofundar e organizar os assuntos pertinentes ao Projeto Político Pedagógico de nossa escola: projetos, agenda, avaliação dos eventos, questões políticas, pedagógicas, administrativas, etc.

Obs.: Logo no começo do ano letivo são eleitos os representantes dos diversos segmentos: pais, estudantes, educadores e funcionários.

Participe!

 

ASSEMBLEIA DE PAIS

Toda última segunda-feira do mês (19h30)*

Reunião mensal entre familiares, responsáveis e estudantes. Nestes encontros são trazidas dúvidas, propostas, problemas, ações e assuntos pertinentes à vida escolar. É muito importante a sua participação nas Assembleias. Elas são  principal de canal de propostas coletivas de melhora da qualidade de ensino para todos os estudantes. Lembrando que as questões particulares devem ser encaminhadas aos tutores, coordenação e gestão.

Todos são sempre bem vindos!

 

* As datas das reuniões estão sujeitas a alterações em função do calendário escolar

 

VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS/ TERRITÓRIO EDUCATIVO

São atividades pedagógicas que professores e estudantes realizam fora da escola, como por exemplo, visitas a museus, espetáculos teatrais e musicais, visitas a parques e comunidades, etc. Para tanto os professores encaminham uma solicitação de autorização que deve ser assinada pelos pais e responsáveis. Em algumas vivências, os famíliares são convidados a participar voluntariamente, como apoio.

 

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES GRATUITAS

 

CAPOEIRA

A  Associação e Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA) oferece aulas de Capoeira às terças e quintas das 18h30 às 19h30.

Mais informações: secretaria da escola e www.capoeiraceaca.org.br

 

MARACATU BAQUE-LIVRE

Encontros às segunda e quartas das 18h às 20h.

 

CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE INGRESSO NO ENSINO MÉDIO

As aulas do cursinho são ministradas por mães e pais voluntários e acontecem no período noturno, três noites por semana.

Obs.: Os horários são decididos conjuntamente com a escola e divulgados para toda a comunidade.

 

Outras atividades são oferecidas ano a ano. Em 2018 aconteceram oficinas de teatro, violino, canto coral, análise musical, judô, entre outras. Com a extinção de apoios governamentais, hoje em dia as atividades se mantêm com a colaboração da comunidade.  As famílias podem contribuir comprando ingressos, alimentos e produtos da APM nas Festas da Escola e depositando diretamente na conta da APM.

 

COMISSÕES

Na EMEF Amorim a comunidade pode contribuir com a escola por meio do trabalho voluntário. Para facilitar o engajamento e a organização desses trabalhos foram formadas algumas comissões:

 

 

O QUE SIGNIFICA?

 

  • TUTOR: é o educador que coordena um grupo de estudantes de um mesmo ciclo (em média 20 estudantes). Toda semana, às terças ou quintas, acontece a TUTORIA, momento em que o tutor fica exclusivamente com seu grupo e no qual é trabalhado uma série de temas ligados ao aprendizado, acontecem rodas de conversa e apresentações dos portifólios (a partir do 3º ano).
  • GRUPO DE ESTUDO: conjunto de 4 a 6 estudantes de um mesmo ano ou ciclo que trabalham juntos todos os dias no salão.
  • ROTEIRO: conjunto de atividades e exercícios sobre um mesmo tema, que funciona como guia para as pesquisas que devem ser realizadas autonomamente pelos estudantes, com apoio dos professores.
  • PESQUISA: momento em que o estudante se dedica a realizar roteiros, portfólios e fichas de finalização.
  • OFICINA: aulas específicas de matemática, leitura e escrita, inglês, artes, laboratório, cultura corporal, capoeira etc.
  • PORTFÓLIO/FICHA DE AVALIAÇÃO: instrumentos de avaliação dos estudantes em relação a seu aprendizado.
  • EIXO: aulas específicas que unem vários temas de roteiro e que necessitam exposições mais aprofundadas e dirigidas pelos educadores
  • RODA DE CONVERSA: momento de reunião diária entre estudantes e educadores para conversas, avaliações, colocações, decisões, compartilhamentos, aprofundamentos temáticos, mediação de conflitos, etc.
  • GRUPOS DE RESPONSABILIDADE (GR): grupos integrados por estudantes de diferentes anos, orientados por educadores da escola. Possibilitam que os estudantes cuidem dos espaços ou materiais de uso coletivo da escola.

 

OS ESPAÇOS FÍSICOS

 

  • TÉRREO: Átrio, Secretaria, Biblioteca, Sala dos professores, Sala da Coordenação Pedagógica, Sala de Conversa, Diretoria, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), Laboratório de Ideias, Sala da Capoeira, Pátio Interno, Sanitários, Sala do 1º ano, Sala de Artes, Cozinha e Refeitório
  • 1° ANDAR: Salão de Alfabetização (2º ano), Salão Intermediário (Ciclo I), Laboratório de Ciências
  • 2°ANDAR: Salão Autoral (Ciclo II), Sala Multiuso I (Sala 11) e Sala Multiuso II (Sala 12).
  • ÁREA EXTERNA: Tenda, Parquinho, Deck, Horta, Churrasqueira e forno à lenha, Pista de skate e Quadras poliesportivas