II Esta Escola é PANC

No dia 10 de junho de 2019 acontecerá o “II Essa escola é PANC!” aqui na Amorim Lima, um evento para celebrar a alimentação de qualidade, a sustentabilidade e a cultura brasileira, bem como fortalecer a Lei 16.140 (Que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo) sobre os Orgânicos na Alimentação Escolar. O evento coordenado pelo CHAS – Comissão de Horta e Alimentação Saudável conta com a parceria do Projeto Viva Agroecologia que soma esforços para que hortas como nossa também seja realidade em outras escolas da rede pública.

Participam do encontro professoras, professores, direção, nutricionistas e cozinheiras de oito escolas parcerias da Viva Agroecologia, que querem implantar e manter uma horta PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em suas unidades. As cozinheiras destas escolas entrarão na cozinha da Amorim e vão aprender como preparar uma refeição utilizando nossas plantas da horta PANC.

As cozinheiras farão este trabalho com Irany Arteche, nutricionista muito criativa e comprometida em valorizar a simplicidade dos alimentos. Defendendo a alimentação consciente e plena, explora ao máximo o potencial nutritivo em suas preparações. Ela é uma das responsáveis por cunhar o termo PANC e participa da Comissão da Lei de Alimentação Orgânica do Brasil. Também participam nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE).

Os estudantes de todos os Grupo de Responsabilidade da escola, dos dois períodos participarão de oficinas .

Além disso, professoras, professores e os demais estudantes dos dois turnos da escola participarão de rodas de conversas e oficinas e neste dia, o almoço e o jantar da escola serão especiais preparados por nutricionistas e cozinheiros convidados com os alimentos de nossa horta.

Especialmente nesse dia incentive o sua filha, seu filho a comer a alimentação escolar, que estará especial, complementada em todas as preparações com temperos, ingredientes e PANC da nossa horta.

Horta PANC da Amorim Lima – Você sabia que nossa escola possui uma horta de base agroecológica, cultivada por mães e pais, com apoio de professoras, professores e estudantes? Essa horta produz principalmente espécies nativas do nosso país ou muito adaptadas ao nosso clima, como taioba, jambu, peixinho e ora-pro-nóbis. São plantas mais resistentes do que as hortaliças convencionais, aquelas frequentemente encontradas nas feiras e supermercados, como alface, rúcula e agrião, demandam menos recursos e energia em seu cultivo e, além de tudo, são mais nutritivas.

Recentemente cunhadas de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, essas plantas não são novidade na mesa dos brasileiros: eram cultivadas nos quintais e largamente consumidas por nossos antepassados há até pouco tempo. Por isso, a inclusão delas no cardápio e no currículo escolar fortalece a cultura popular brasileira que tanto prezamos e está totalmente ligado aos objetivos específicos do Projeto Político Pedagógico (PPP) de nossa escola:
– Ampliar as experiências culturais para a transformação das relações entre os homens em sociedade.

– Desenvolver e implementar uma intencionalidade educativa que seja clara e compartilhada por todos.

– Reafirmar nas ações educativas, os valores de autonomia, solidariedade, democracia participativa e responsabilidade.

– Garantir diferentes instâncias de participação na vida da escola em consonância com as leis.

– Criar e organizar os espaços para o pleno desempenho do projeto.

Cultivadas sem nenhum agrotóxico em nossa horta, toda quarta-feira colhemos PANC que são preparadas e servidas como complemento alimentar nas refeições da manhã e da tarde na Amorim. Perto da cozinha há um painel com um exemplar e o nome da PANC que foi para merenda. Para elaborar pratos tão gostosos, nossas cozinheiras recebem treinamento especial de nutricionistas e são supervisionadas pela Supervisão de Nutrição da Diretoria Regional de Ensino Butantã. Nossa escola é umas das pioneiras na inclusão de PANC na merenda e também na formação das cozinheiras.

As cozinheiras ainda separam, na cozinha, resíduos vegetais crus, que são encaminhados para uma composteira ao lado da horta. Misturados a folhas secas, os resíduos passam por um processo de maturação durante três meses. Após esse período, o adubo natural está pronto para nutrir o solo e as plantas da horta.