A tutoria do professor Wesley Vieira recebeu no dia 11 de setembro o escritor e cartunista Marcelo D’Salete para um bate-papo com os estudantes sobre o universo dos HQs. A vinda de Marcelo é mais das ações da II FLAL – Feira Literária da Amorim Lima, que acontecerá no dia 19 de outubro.
Esta visita é uma atividade que está integrada ao projeto de leitura deste ano na tutoria, que adotou este gênero como proposta de fruição literária, bem como de caminho alternativo para a construção de conhecimentos ligados ao currículo da escola. Foram lidos, na tutoria, os títulos premiados de Marcelo D’Salete: “Angola Janga” e “Cumbi”. Além destes ainda foram lidos outros livros de vários autores: “Faixa de Gaza”, “Persépolis”, “Maus”, “Dois Irmãos”, “Carolina”, que conta a Vida de Maria Carolina de Jesus em HQ,”O Velho e o Mar” e “O Pagador de Promessas”.
Marcelo D’salete conversou com os estudantes sobre seu processo de criação, desde a ideia inicial, passando pela construção do roteiro geral, rascunho das cenas, caracterização da personagens, desenho final e transferência para suportes digitais. Falou ainda de sua trajetória enquanto cidadão negro em São Paulo e quanto de sua história está presente em seus livros. Sobre Cumbi, o escritou frizou que antes este trabalho faria parte do livro Angola Janga, mas que o material estava muito extenso e, assim, resolveu lançar o primeiro antes, enquanto Angola Janga consumiu ainda 11 anos para sua conclusão.
Wesley explicou que para finalizar o encontro “fizemos uma análise dos materiais históricos sobre quilombo, disponíveis no anexo do livro Angola Janga, falamos das resistências negras, de Zumbi e de Palmares”.
Veja aqui uma Galeria de Imagens do encontro de Marcelo com a tutoria do professor Wesley.
Marcelo D’Salete nasceu em 1979. É professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte.
Conheça o site de Marcelo D’Salete.
Além de Marcelo D’Salete, a organização da FLAL já ajudou a trazer Marcus Aurelius Pimenta para uma conversa com os estudantes da tutoria da professora Bernadete.