Descobrindo o Brasil. Vivendo a diversidade

A Tutoria da professora Bernadete está desenvolvendo neste ano o projeto “Descobrindo o Brasil. Vivendo a diversidade”. Ele surgiu da necessidade de construir com os estudantes uma percepção da diversidade étnica da qual é composta o povo brasileiro.

Abayomis produzidas na tutoria

Bernadete explica que este grupo de estudantes, que agora estão no 3º ano (tarde), desde 2018 vem trabalhando elementos da cultura brasileira, que estão sempre presentes na realização do Roteiro de Estudos aqui da nossa escola. Com isso, vivenciaram as brincadeiras indígenas e africanas, pesquisaram e conversaram com indígenas durante a Festa dos Povos Originários, assim como conheceram uma pouco mais da história dos povos africanos apresentando suas impressões por meio de ilustrações na Festa Kizomba, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Ainda segundo a professora, ela conta que vivenciando o desenvolvimento destes estudantes no que diz respeito à construção do conhecimento e presenciando situações de estereótipos construídos socialmente no universo escolar foi possível identificar durante as mediações de conflitos, falas espontâneas e conversas entre grupos, de que as crianças  ainda reproduzem preconceitos, estereótipo e racismos enraizados em nossa cultura e que persistem no cotidiano destes estudantes.

“Este projeto surge com a intenção de sistematizar e aprofundar conhecimentos, ampliar a noções da diversidade acerca dos povos que inicialmente fazem parte e contribuíram na constituição de nossa cultura”, explica Bernadete. “Além disso, ele traz um olhar para a realidade atual brasileira onde outros povos são presentes integram e interagem em nossa cultura. Assim, trabalhamos com os eixos temáticos que trazem a visão do mundo, a cultura, língua e os costumes dos indígenas, negros africanos e portugueses”, completa a professora.

Bijuteria com a temática africana produzida na oficina.

O projeto contempla os seguintes eixos de estudo:

  • Visões sobre a criação do mundo
  • Costumes/ Cultura
  • Língua / Expressões/ Sotaques
  • Geografia

O projeto tem como plano de ação Vivências Pedagógicas que incluem o encontro com Quilombolas e Indígenas, que tem como objetivo construir com os estudantes uma percepção da diversidade da qual é composta o povo brasileiro e ampliar o repertório linguístico, cultural e histórico dos estudantes. Isto acontecerá em um estudo de meio na cidade de Ubatuba onde se pretende realizar esta ação.

Estudantes e familiares participaram da oficina.

A professora Bernadete explica que a tutoria está confeccionando Máscaras Africanas e bijuterias com a mesma temática para vender na nossa festa Kizomba e assim arrecadar parte da verba necessária para esta ação. As máscaras e acessórios foram produzidos em oficinas com os estudantes e familiares durante um dia de tutoria.

Aproveite a Festa Kizomba 2019 e além de participar das oficinas, rodas de conversa e vivenciar as apresentações culturais,  contribua para ajudar na realização do estudo de meio da tutoria.