Teatro na Amorim completa 2 anos

A professora Nathalia em 2017, deu início ao curso extracurricular “Teatro na Amorim”, que tem por objetivo explorar corpo, linguagem, autonomia, senso coletivo, criticidade e criatividade por meio das potencialidades das artes cênicas e da literatura. O projeto se fundamenta nos princípios da Técnica Klauss Vianna, em que o corpo e o movimento sensível, vivo são a base da consciência, pesquisa e criação cênica. Vivenciar o corpo e o movimento de formas inusitadas e livres, compreender e superar obstáculos e limites, refletir sobre si e o mundo, despertar o protagonismo, articular e ampliar conhecimentos e envolver suas famílias nesse intenso processo é capaz de gerar diversas e surpreendentes transformações.

Apresentação da peça “Aventura na Terra de História” do Ciclo I da tarde.

O projeto foi criado pela professora Nathalia em 2011, em outra escola municipal, na zona sul da cidade de São Paulo e lá se desenvolveu até 2016 com criações autorais e também releituras, desde “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare, até “Arena conta Zumbi”, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

No segundo semestre de 2017, o projeto aterrissou aqui na Amorim Lima e acontece, desde então, no contraturno das aulas regulares oferecido para os Ciclos I e II, do período da tarde, e Ciclo I, da manhã. Em 2018, os três grupos participaram da Mostra de Teatro do Butantã e realizaram uma apresentação final de suas criações no Centro Cultural Butantã. Também neste mesmo período, em 2017, a professora Lorena iniciou um trabalho de teatro com o Ciclo II da manhã.

Agora em 2019, os três grupos da professora Nathalia preparam e apresentaram suas criações:

“O rapto das pripriocas”, inspirada na peça infantil “O rapto das Cebolinhas” de Maria Clara Machado, recriada  pelo Ciclo I do período da manhã;

“Aventura na Terra de História”, inspirada no livro” Terra de Histórias: o feitiço dos desejos” de Chris Colfer, reescrita pelo Ciclo I do período da tarde;

“Do princípio ao fim”, criada pelo Ciclo II do período da tarde, em que após leitura da peça homônima de Millôr Fernandes recriaram o atos sobre a vida e seus sentimentos.

Nathalia ressalta que esse ano os grupos de teatro da Amorim participam pela segunda vez da Mostra de Teatro do Butantã no CEU Butantã e “é excelente ver o projeto, os estudantes e a arte crescerem de forma potente e ocupando os espaços públicos”, completa.

No dia 22 de novembro, no CEU Butantã, aconteceu a apresentação final com todas as últimas criações.

Veja aqui algumas fotos dos grupos de teatro.

Neste link você confere uma galeria de imagens da Mostra do CEU Butantã de 2019.