Festa da Consciência Negra – Kizomba

No dia 23 de novembro acontecerá aqui na Amorim Lima a Festa da Consciência Negra – Kizomba, que contará com apresentações oficinas, rodas de conversa, exposições de trabalhos dos estudantes, manifestações culturais e apresentações musicais. A festa terá início às 13h e vai até às 18h.

A Kizomba é um gênero musical e de dança originário de Angola. É uma palavra da expressão linguística Kimbundo que significa “festa”. E esta grande festa na Amorim Lima celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro.

O Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é feriado municipal, na cidade de São Paulo, desde 2004. As comemorações, no entanto, estendem-se por todo o mês em todas as regiões da cidade. A lei 10.639/2003  inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.

Independentemente da lei e muito antes dela existir, no Projeto Político Pedagógico Especial Amorim Lima essa temática está presente no currículo durante todo ano letivo nos diferentes dispositivos do projeto sejam eles: tutoria, roda de conversa, oficinas culturais e permanentes, grupos de responsabilidade, bem como nos roteiros de pesquisa.

Inspirados pelo Ubuntu, ditado africano que diz “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, no próximo sábado, dia 23 de novembro a  Kizomba da Amorim conclama a todas e todos para  vivenciarmos juntos uma grande celebração de aprendizagens, gostos, costumes e sabores de nossa ancestralidade, reverenciando a diáspora africana.

Teremos barracas para a venda de comidas – canjica, cuscuz e lanches.

Confira a programação da Festa:

Apresentações
13h – Moçambique – Tutorias Lia/Cica
13h30 – Roda de conversa das Famílias Pretas – Tutorias Lia/Cica
13h30 – Brincadeiras de Moçambique – Tutorias Érica/Juliana
14h – Capoeira – Mestre Alcides
15h – Oficina de Tranças Nagô
15h30 – Jongo e Coco aberto – professores Fofão/Robson
16h – Batuque de umbigada – professora Bernadete/professor Robson
16h30 – Maracatu – Baque Livre

Exposições
Fanzine Áfricas – Tutoria Luciana caparro
Histórias – Tutorias Lúcio/Claudia
Africanidades – Tutoria Sandra
Mitologia Iorubá – Tutoria Nathalia
Mancala – Tutoria Renata Lee
Quem são eles? – Tutoria Lorena
Angola e Abayomi – Tutoria Flávia
Capoeira – Tutoria Stefany

Além disso, haverá duas barracas para vendas de artigos: uma do 9º ano de tranças, cuja a renda será revertida para a festa de formatura e outra de máscaras africanas e bijuterias da Tutoria da Bernadete, que terá renda revertida para o projeto da tutoria de estudo do meio. Clique aqui e saiba mais.

Venha com sua família marcar esta data tão importante para a construção e formação de nosso país e nossa gente.